Covid-19. Libra cai para o nível mais baixo face ao dólar dos últimos 35 anos
A libra caiu para o nível mais baixo em relação ao dólar desde 1985, após sete dias consecutivos de quedas provocadas pela pandemia de coronavírus.
A libra esterlina estava a ser negociada a 1,1875 dólares nesta quarta-feira, o que se traduz na sua pior taxa de câmbio em relação ao dólar, nos últimos 35 anos.
A libra começou a sua trajetória de queda depois de o Banco da Inglaterra reduzir as taxas de juros na semana passada, passando de 0,5% para 0,25% – um recorde – num tentativa de sustentar a economia.
O chanceler Rishi Sunak anunciou na terça-feira um pacote de incentivo de 350 biliões de libras em empréstimos e apoios às empresas, mas não foi suficiente para acalmar o pânico nos mercados.
O FTSE 100 caiu 5% nesta quarta-feira, com a EasyJet e a corretora online Rightmove entre as maiores quedas.
Analistas do UBS prevêem que a libra compensará parte do terreno perdido nos próximos meses, à medida que a economia for recuperando.
“O nível de coordenação fiscal-monetária do governo do Reino Unido e do Banco da Inglaterra fortalece a nossa convicção de que a libra esterlina deve recuperar quando a economia global estabilizar”, reforçam Thomas Flury e Dean Turner, do UBS Global Wealth Management. Acreditando ainda que esta da mudança está mais relacionada com a força do dólar do que com a fragilidade da libra.
“O Brexit continua a ser um obstáculo à reapreciação da libra esterlina, mas com as negociações aparentemente em pausa, agora não é prioridade para o Reino Unido e UE, o final do período de transição, podendo mesmo ser adiado para além do final de 2020”, concluíram os analistas.