O ciclista espanhol Juan Ayuso (Lidl-Trek), líder da geral da Volta ao Algarve, procura hoje tornar-se no sucessor de Jonas Vingegaard no palmarés de vencedores, na quinta e última etapa da 52.ª edição que termina no alto do Malhão.
De amarelo desde a segunda etapa, o corredor de 23 anos tem apenas sete segundos de vantagem sobre o promissor francês Paul Seixas (Decathlon), que o bateu ao sprint no alto da Fóia para conquistar a sua primeira vitória como profissional.
O vencedor da Volta a França do Futuro, de apenas 19 anos, parece ser o único capaz de destronar Juan Ayuso, uma vez que o português João Almeida está já a distantes 44 segundos na geral.
Vice-campeão da passada edição, o ciclista da UAE Emirates tentará ficar pelo segundo ano consecutivo no pódio da ‘Algarvia’, tendo o francês Kévin Vauquelin (INEOS), que é quarto a 57 segundos, como grande rival na luta pelo terceiro lugar.
Apenas pelas 15:52 será conhecido o campeão da 52.ª edição, quando estiveram concluídos os 148,3 quilómetros da quinta etapa, que começa em Faro e escala duas vezes o Malhão.
É logo aos sete quilómetros que o pelotão encontrará a primeira meta volante, em Olhão, seguindo depois para o sprint intermédio de Loulé (52,3).
A primeira contagem de montanha do dia, uma terceira categoria em Soidos, aparece ao quilómetro 91,9, e antecede a primeira subida ao Malhão, cotada como de segunda categoria.
De seguida, os ciclistas descem para voltar a subir a Soidos (134,6), já depois de ultrapassarem a meta volante de Alte (132,5).
Será previsivelmente a derradeira escalada de 2,6 quilómetros ao ponto mais alto de Loulé a definir a geral e a entronizar o sucessor de Vingegaard, ausente desta edição.





