O programa ANDA Conhecer Portugal, uma iniciativa que promove a mobilidade e o turismo juvenil, vai alargar o seu âmbito e passar a abranger todos os jovens até aos 30 anos, anunciou o Governo. O projeto, lançado ainda durante o mandato de António Costa, tinha inicialmente como público-alvo apenas os jovens que concluíram o ensino secundário entre 2023 e 2025, oferecendo-lhes viagens gratuitas de comboio por todo o país e estadias em pousadas da juventude de norte a sul.
A medida surge após ter sido registada uma adesão que foi considerada reduzida durante o primeiro ano de implementação. A medida surge após uma adesão considerada reduzida durante o primeiro ano de implementação. Segundo a organização, a decisão de incluir todos os jovens até aos 30 anos pretende “abrir ainda mais portas à mobilidade jovem, à descoberta de Portugal e à criação de memórias únicas e inesquecíveis, de forma acessível e inclusiva para a juventude portuguesa”, afirmou a Movijovem, entidade parceira da CP – Comboios de Portugal no programa, citada pelo Público.
Criado de forma a fomentar o turismo interno, o ANDA Conhecer Portugal é o resultado de uma parceria da Movijovem e da CP, com o objetivo primordial de incentivar os jovens a explorar o território nacional de forma sustentável e ‘verde’, através do recurso ao transporte ferroviário. A iniciativa insere-se também na estratégia de coerência territorial e sustentabilidade ambiental promovida pelo atual Governo.
Como usufruir do programa?
Para poder usufruir do programa, quem estiver interessado deve registar-se no website oficial, usando a Chave Móvel Digital e fornecendo dados pessoais, como Número de Identificação Fiscal (NIF) e o email. Após a inscrição, o voucher que dá acesso às viagens e estadias é enviado por email, permitindo reservar imediatamente as pousadas, enquanto as viagens de comboio podem ser marcadas dois dias úteis depois.
O Voucher é válido até 4 de julho de 2026 e pode ser utilizado por qualquer jovem entre os 18 e os 30 anos, ou por quem tenha concluído o 12.º ano nos anos letivos de 2024 ou 2025.
O programa disponibiliza 36 pousadas em todo o país, embora algumas não estejam incluídas, nomeadamente as de Melgaço, Serra da Estrela, Braga, Setúbal, Arrifana e Viseu. O regulamento determina que as seis noites de estadia devem ser usadas de forma consecutiva, com um mínimo de duas noites por pousada. Caso o participante opte por utilizar menos noites, as restantes não poderão ser recuperadas.
No que diz respeito às viagens, os beneficiários têm direito a viagens ilimitadas durante sete dias nos comboios urbanos, regionais e inter-regionais da CP, uma oportunidade para percorrer o país sem custos e de forma ambientalmente responsável.
Com este alargamento, o programa ANDA Conhecer Portugal pretende relançar o espírito do antigo Intra-Rail, adaptando-o à nova geração e reforçando a aposta no turismo jovem, inclusivo e sustentável.














