A tempestade Goretti, a primeira do ano, está a provocar fortes perturbações em grande parte da Europa, com pelo menos seis mortes registadas desde o início da semana, cinco em França e uma na Bósnia, na sequência de neve intensa, chuva persistente, inundações e cortes de energia, segundo a ‘Euronews’.
Esta quarta-feira, a Europa Ocidental voltou a enfrentar neve e gelo, com especial impacto em França, onde cerca de 100 voos foram cancelados no aeroporto Charles de Gaulle e outros 40 no aeroporto de Orly, em Paris. O ministro francês dos Transportes, Philippe Tabarot, explicou que as perturbações se deveram à queda de neve e ao frio intenso, acrescentando que a situação deverá normalizar ao longo do dia.
Ainda na região parisiense, todos os serviços de autocarros foram suspensos devido à formação de gelo nas estradas, enquanto a maioria das linhas de metro e de comboios suburbanos continuou a funcionar. O serviço meteorológico Meteo France colocou 38 dos 96 departamentos continentais em alerta para neve intensa e gelo negro, com acumulações entre três e sete centímetros. As autoridades recomendaram que a população evitasse deslocações desnecessárias e recorresse ao teletrabalho sempre que possível.
Nos Países Baixos, o aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, anunciou pelo menos 700 cancelamentos de voos devido à combinação de neve e vento forte, após vários dias de perturbações. Mais de mil passageiros passaram a noite no aeroporto, onde foram instaladas camas de campanha e disponibilizado pequeno-almoço, sendo esperado que o número de cancelamentos aumente ao longo do dia.
Na Bélgica, o aeroporto de Bruxelas cancelou pelo menos 40 voos e alertou para atrasos generalizados. As autoridades aeroportuárias indicaram que as operações de degelo das aeronaves e a limpeza das pistas estão a condicionar o tráfego aéreo, apesar do reforço das equipas de inverno.
No Reino Unido, foram emitidos vários avisos meteorológicos. Um aviso amarelo para vento forte está em vigor na Cornualha, em Devon e nas Ilhas de Scilly, enquanto alertas de neve abrangem zonas como Bristol, Bath, Gloucestershire e Wiltshire até sexta-feira. O Met Office advertiu que a neve intensa poderá dificultar as deslocações e causar atrasos, ao passo que a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido prolongou até domingo os alertas âmbar para o frio em Inglaterra.
It's an icy morning across many parts of the UK
Take care if you're about to head out https://t.co/VldwKhmWEJ pic.twitter.com/qD8qm6pOvN— Met Office (@metoffice) January 7, 2026
Em Portugal, a depressão Goretti deverá chegar esta quinta-feira, trazendo uma descida acentuada da temperatura e queda de neve nos pontos mais elevados. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que uma superfície frontal fria, de atividade fraca a moderada, influencie o estado do tempo nos dias 8 e 9 de janeiro.
Comunicado válido entre 2026-01-06 18:16:00 e 2026-01-09 18:00:00
Assunto: Depressão GORETTI – continente – Comunicado
GORETTI é o nome atribuído pela METEO FRANCE.
Data de edição: 2026-01-06 18:16:59#comunicadosipmahttps://t.co/i6EiJNXLdh pic.twitter.com/bSwTDbr3xB— IPMA (@ipma_pt) January 7, 2026














