Yahoo aumenta lucros em 28% e prepara reestruturação
No primeiro trimestre do ano, a Yahoo conseguiu ter mais 286 milhões de dólares (ou 218,7 milhões de euros) de lucros do que em 2011, uma subida de 28%.
Os resultados foram apresentados ontem pela empresa, que atravessa uma fase de reestruturação e deverá eliminar 2000 postos de trabalho permitindo uma poupança de 286 milhões de euros. Este é o primeiro aumento trimestral da Yahoo nos últimos 3 anos.
As receitas dos primeiros meses do ano ascenderam a 1200 milhões de dólares (cerca de 900 milhões de euros), mais 1% do que no período homólogo de 2011, em resultado da redução de custos e dos investimentos no estrangeiro, como nas empresas Alibaba e Yahoo Japão.
Com perdas nas receitas da publicidade e a concorrência do Facebook e da Google, a Yahoo ganha mais através dos seus investimentos do que da sua actividade principal.
“Esta é a parte mais triste em relação à Yahoo. Os lucros operacionais foram de cerca de 169 milhões de dólares [129 milhões de euros, ou seja, menos 11%], e os lucros das participações noutros negócios rondaram os 172 milhões de dólares [131 milhões de euros], referiu um analista citado pelo jornal espanhol Cinco Días.
Scott Thompson, o novo director executivo que está a liderar a reestruturação da empresa, disse aos analistas que está a ser estudada uma proposta sobre os rendimentos da sua participação de 40% na chinesa Alibaba, avaliada em várias milhares de milhões de euros.