Um Plano Marshall para a Europa?
Bruxelas estará a preparar um plano de investimento para os países europeus em maiores dificuldades, mas precisa de financiamento.
A notícia foi avançada pelo jornal espanhol El País, referindo que este programa tem surgido em documentos oficiais, mas a Comissão Europeia negou a sua existência.
“Pacto para o Crescimento” seria a designação do programa. O jornal avança que a proposta será apresentada na próxima cimeira do Conselho Europeu, que decorre a 28 e 29 de Junho. Esta poderia ser uma nova fase da recuperação europeia, centrada até agora nas medidas de austeridade.
O pacto prevê uma injecção de 200 mil milhões de euros para estimular o crescimento da economia nos países mais afectados pela crise.
O programa deverá incluir investimentos em infraestruturas, energias renováveis e novas tecnologias e recorrer principalmente a financiamento do sector privado, para evitar mais endividamento da Europa.
O candidato socialista à presidência francesa, François Hollande, defendeu que um plano de estímulo ao crescimento e emprego deveria centrar-se no Banco Europeu de Investimento, cuja capitalização poderá estar prevista no pacto. O El País refere ainda a possibilidade de se recorrer ao Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira no financiamento dos projectos de estímulo ao crescimento.