Sector privado da Zona Euro contrai

euroO sector privado na Zona Euro registou uma contracção forte em Abril, com a estagnação na Alemanha e quebra acentuada em Itália e Espanha. É a queda mais acentuada em vários meses.

O índice composto de gestor de compras (PMI) revela uma queda de 49.2 pontos em Março para 46.7 no mês passado, uma descida mais acentuada do que se esperava.

O indicador da actividade produtiva aponta para uma das quebras mais fortes nos últimos 3 anos, a mais acentuada desde Outubro, e uma contracção da economia da Zona Euro a um ritmo de 0,5% por trimestre.

Em Itália, a produção e o sector dos serviços registaram um mínimo de 3 anos. Espanha já entrou em recessão, afectando toda a sua economia. Na Alemanha, a actividade entrou em estagnação.

A acompanhar a contracção da produção, o desemprego aumentou pelo quarto mês consecutivo, com Espanha a ultrapassar os 24% da população activa e Portugal a exceder 15%.

A descida resultou da redução da procura em novos sectores de produção e nas exportações, refere a Markit, que divulga este boletim mensal, citada pela BBC.

Ler Mais





Comentários
Loading...