Presidente do BCE acredita que o pior já passou
O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, acredita que o pior da crise já passou, admitindo, no entanto, ainda haver alguns riscos.
Segundo a entrevista que realizou para o diário alemão “Bild” Mario Draghi afirmou que “o pior já passou, mas continua a haver riscos”, declarou Draghi, salientando que a “situação está a estabilizar-se, os dados básicos da zona euro, como a inflação e sobretudo os défices públicos, são melhores do que, por exemplo, nos Estados Unidos”.
Ainda segundo o presidente do BCE, a confiança dos investidores voltou já que a instiruição não teve que voltar a intervir para adquirir títulos da dívida soberana que os países colocam no mercado.
“Agora é a vez dos governos, que têm de conseguir garantir que a Zona Euro seja, a longo prazo, resistente às crises”, cita pela Lusa.
Draghi continua afirmando que a “Alemanha é um exemplo” por ter conseguido reinventar o Estado Social sem incorrer em dívidas desproporcionadas.
“O velho modelo do Estado Social europeu morreu, porque com frequência não funciona sem dívidas. Os alemães reinventaram-no sem dívidas desproporcionadas”, afirmou.