Os planos de investimento da REN

web_ren-num-relance_poste-de-electricidad_printEntre 2012 e 2016, a REN irá investir mil milhões de euros em Portugal, com o sector da electricidade a absorver a maior parte do orçamento. A empresa prevê ainda concluir a terceira interligação de gás natural com Espanha.

Nos próximos quatro anos, a Redes Energéticas Nacionais irá aplicar 200 milhões de euros por ano no país, segundo informação enviada à CMVM. Até ao final de 2012, este valor deverá ser atingido, embora represente um investimento de menos 43% em relação ao que a REN determinou para 2011.

O sector da electricidade irá receber uma parcela de aproximadamente 800 milhões de euros. Ao negócio do gás natural destinam-se 200 milhões.

Na estratégia da empresa, inclui-se ainda a construção da terceira interligação de gás natural com Espanha, entre Mangualde e Zamora; a conclusão do anel entre Mangualde e a Guarda; uma nova estação de compressão no Carregado; e ainda duas cavernas de armazenagem subterrânea.

Para o negócio da electricidade, a empresa liderada por Rui Cartaxo deverá apostar na interconexão da rede entre o Minho e a Galiza e nas ligações às novas centrais previstas no Plano Nacional de Barragens. Lisboa e Porto terão um reforço das ligações eléctricas.