O que esperar de 2024?: Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal

Testemunho de Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal

2024 promete ser um ano de reviravolta. A praticidade está a bater recordes e o digital está a tornar-se o canal de eleição para grande parte dos portugueses. Mas será que adoptar uma abordagem 100% digital é o futuro?

Na minha opinião, não podemos generalizar. Defendo uma abordagem “à la carte”, misturando um pouco do mundo digital com um toque do físico. No sector segurador, não nos podemos esquecer que a confiança dos nossos clientes é o factor-chave para o nosso sucesso, com a componente emocional e social a ter de estar presente – ou sim ou sim –, em procedimentos que exijam mais complexidade.

Porém, isso não é razão para não nos prepararmos para uma revolução tecnológica! Pelo contrário, é imperativo investirmos em infra-estruturas para uma maior eficiência do nosso negócio. Não podemos ignorar as vantagens da inteligência artificial, pois tenho a certeza que será uma das nossas melhores aliadas, ajudando-nos a simplificar processos de sinistros e a oferecer produtos mais personalizados.

E por personalização, destaco também a importância de se acompanhar os comportamentos da sociedade. A saúde mental, o bem-estar, a sustentabilidade e a diversidade estão a tornar-se protagonistas, representando não só uma preocupação social, mas também uma oportunidade para a indústria – é altura de reconhecer a importância de integrar plataformas de apoio mental nas ofertas de seguro, desenvolver produtos mais acessíveis e colaborar com outras organizações na busca de soluções para responder às necessidades do país e do consumidor.

Não podemos negar que 2023 foi uma autêntica montanha russa. Os portugueses fizeram muito malabarismo entre as suas escolhas de vida e alocação do seu rendimento – cada vez menos – disponível. Devido à pressão sentida sobre o Sistema Nacional de Saúde, muitos optaram por reservar uma parte dessa receita para a realização de um seguro de saúde, para ter acesso a hospitais privados – a APS revelou que quase 3,6 milhões de portugueses tinham seguro de saúde no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 8,5% do sector face ao período homólogo de 2022.

Mas soluções como a Médis Light (seguro de saúde mais acessível) e serviços novos sem custos para os clientes (como o médico online e a Linha Médis disponíveis 24 horas por dia), são um balão de oxigénio para muitos. E é nisso que temos de continuar apostar!

Porque, independentemente da economia estar a dançar um tango complicado, a inovação é o nosso passo de dança. Está no centro do nosso ADN como marca desde o início – só nos últimos anos, lançámos duas marcas: a Pétis, uma marca dedicada a animais de estimação, e a Livo, um novo ecossistema residencial.

Neste sentido, em 2024 vamos manter o foco na saúde financeira, promovendo a inclusão e deixando para trás as disparidades sociais, mantendo a excelência que nos é reconhecida. Acreditamos que, mesmo em tempos desafiantes, a inovação é a chave para o sucesso, mergulhando de cabeça na missão de construir uma visão única do cliente. Pretendemos continuar a moldar o futuro do sector segurador em Portugal, adaptando-nos às necessidades.

Testemunho publicado na revista Executive Digest nº 214 de Janeiro de 2024

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