O que esperar de 2024?: José Theotónio, Pestana Hotel Group

Testemunho de José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group

1. Que alterações perspectiva que possam vir a impactar o seu sector em 2024?

Em 2024, o sector do Turismo continuará a enfrentar desafios decorrentes da volatilidade global, incluindo conflitos geopolíticos, custos de produção em ascensão e taxas de juro altas. No entanto, apesar da necessária prudência, também olhamos para o novo ano com confiança e identificamos oportunidades para inovação e crescimento. Acreditamos que a sustentabilidade continuará a ser uma prioridade para o sector e esperamos que exista um maior foco na formação e desenvolvimento de talento, bem como na valorização dos colaboradores.

2. E para a sua empresa em particular, quais os maiores desafios?

Para o Pestana Hotel Group, os maiores desafios em 2024 serão a gestão da volatilidade e incerteza globais e a continuidade do nosso compromisso com a sustentabilidade, a inovação, sem nunca perder o nosso foco nas pessoas, investindo na sua formação, no seu desenvolvimento e valorização.

A captação e retenção de talento permanecem prioridades para o Pestana Hotel Group em 2024. Razão pela qual reforçámos em 2023 a nossa política de remunerações, com actualizações salariais e do subsídio de refeição, oferecendo diversos benefícios, desde seguro de saúde a condições privilegiadas nas unidades Pestana. Fruto da nossa política de partilha de resultados com os colaboradores, em média, os colaboradores receberam 16 salários em 2023.

Em 2024, continuamos comprometidos em valorizar a nossa oferta, as nossas infra-estruturas, continuando a assegurar a qualidade e a excelência dos nossos serviços. A aposta do Pestana Hotel Group passa, por isso, pela renovação de algumas unidades hoteleiras emblemáticas, como é o caso do Pestana Delfim que dará lugar ao Pestana Blue Alvor Beach no Algarve, um resort tudo incluído, com abertura marcada para maio deste ano. Daremos igualmente continuidade à construção de grandes projectos nacionais e internacionais de hotelaria como o primeiro hotel eco-resort em Porto Santo, o Pestana Dunas, ou o primeiro hotel do Pestana Hotel Group em França, o futuro Pestana CR7 Paris, um projecto de 60 milhões de euros inserido numa profunda reabilitação urbana junto à gare de Austerlitz. Estaremos também muito atentos a novas oportunidades de expansão internacional.

No segmento imobiliário, um pilar muito relevante do grupo, e uma área na qual a nossa marca Pestana Residences tem a ambição de se tornar num dos principais players no mercado, temos diversos projectos a decorrer quer na zona da Comporta e do Oeste Alentejano, do qual se destaca o projeto Pestana Porto Covo Village, que iniciou a construção em 2023, mas também vários projectos no Algarve e na Madeira.

3. Atendendo ao actual contexto, que expectativas a nível macroeconómico para Portugal?

Em termos macroeconómicos, esperamos que 2024 traga maior estabilidade e previsibilidade. Gostaria que o tecido empresarial português, um pilar fundamental na economia e no desenvolvimento do país, fosse devidamente reconhecido e valorizado pela sua contribuição crucial neste processo. Que as empresas possam prosperar no próximo ano, contribuindo assim para o crescimento e melhoria da nossa economia e, consequentemente, da nossa sociedade, seja através da criação e melhoria do emprego, atracção de investimentos ou desenvolvimento regional e local.

Espero que a economia portuguesa possa continuar a desenvolver-se e que o sector do turismo continue a desempenhar um papel importante nesse crescimento.

Testemunho publicado na revista Executive Digest nº 214 de Janeiro de 2024

Ler Mais