Mary Barra será a nova CEO da General Motors
Para suceder a Dan Akerson, a General Motors (GM) escolheu, pela primeira vez, uma presidente executiva. Mary Barra é a nova CEO da multinacional americana, assumindo funções a 15 de Janeiro.
O até agora presidente do Conselho de Administração e CEO, Dan Akerson, antecipou a sua reforma, já anteriormente anunciada. A sua saída precipitou a decisão da fabricante automóvel, que entregou a presidência do Conselho de Administração ao administrador Theodore Solso. Mary Barra terá também um lugar à mesa da administração enquanto presidente executiva da GM.
Aos 51 anos, a nova responsável tem um percurso mais de três décadas na GM. É actualmente vice-presidente sénior das áreas de Global Product Development, Global Purchasing ainda de Supply Chain. A seu cargo tem funções como o design, a construção e a qualidade dos veículos produzidos a nível global. Liderou as inovações introduzidas nos mais recentes veículos da GM e, sob a sua liderança, a empresa assistiu a uma significativa melhoria nos índices de qualidade dos seus produtos.
A nova CEO entrou no universo GM ainda como estudante, em 1980, quando frequentava a o curso de Engenharia Electrotécnica da Universidade de Kettering. Detendo também um MBA pela Universidade de Stanford, Mary Barra foi directora executiva de engenharia da GM, responsável por unidades de produção e, mais tarde, pelos Recursos Humanos da empresa.
Mary Barra é a primeira mulher a assumir a gestão de topo da GM mas também uma escolha ímpar no sector automóvel e que está, por isso mesmo, a suscitar o entusiasmo na indústria.