Marca Jogos Olímpicos vale 38,8 mil milhões
A marca Jogos Olímpicos tem um valor de 47,6 mil milhões de dólares, ou 38,8 mil milhões de euros, considera a Brand Finance no estudo Global 500 Rank.
Hoje é a segunda marca mais valiosa do mundo, refere o ranking, apenas atrás da Apple, avaliada em 70,6 mil milhões de dólares (57,5 mil milhões de euros).
“Não há qualquer dúvida de que a marca ‘Jogos Olímpicos’ é um formidável gerador de valor e representa um enorme valor para o país organizador, esperando-se que produza um benefício líquido para a economia inglesa de mais de 25 mil milhões de dólares [20,4 mil milhões de euros]”, refere David Haigh, CEO da Brand Finance.
A marca cresceu 87% desde as Olimpíadas de Pequim, em 2008, valendo à data 25,4 mil milhões de dólares (20,7 mil milhões de euros).
Nos últimos 4 anos, a receita total associada à marca cresceu 38%, para 5,1 mil milhões de dólares (cerca de 4 mil milhões de euros), angariando mais 10,5% em receitas de patrocinadores.
A Brand Finance aponta ainda que as receitas da transmissão televisiva dos Jogos Olímpicos subiram 51%, para 3,9 mil milhões de dólares (3,2 mil milhões de euros), representando 2/3 das receitas do Comité Olímpico Internacional.
As 10 marcas mais valiosas, segundo o Global 500 Rank, são:
1 |
Apple |
|
2 |
The Olympics |
|
3 |
|
|
4 |
Microsoft |
|
5 |
IBM |
|
6 |
Walmart |
|
7 |
Samsung |
|
8 |
GE |
|
9 |
Coca-Cola |
|
10 |
Vodafone |