Maiores empresas são mencionadas 10 milhões de vezes
As maiores empresas mundiais foram mencionadas nas redes sociais mais de 10 milhões de vezes em apenas um mês, conclui um estudo da Burson-Marsteller.
Foram analisadas as redes sociais mais populares, como Twitter, o Facebook, o YouTube e o Google Plus e a presença nestes meios das empresas que compõem o Fortune Global 100.
O Burson-Marsteller Global Social Media Check-up 2012 aponta que estas empresas foram mencionadas 10 400 132 vezes nos meios online durante um mês. O Twitter é a rede onde mais ocorrências foram registadas, sendo que 82% das empresas do ranking da Fortune têm uma conta de Twitter e cada uma destas foi mencionada 55 970 vezes nos tweets.
O estudo contou com dados facultados pela Visible Technologies sobre as impressões dos utilizadores acerca das empresas e avaliou ainda a presença destas marcas nas redes sociais.
Em 2012, 87% destas empresas utilizou pelo menos uma das redes sociais para comunicar com os seus seguidores. O YouTube é o meio preferido para esta comunicação de fins corporativos, com um aumento de 39% das organizações que detém um canal próprio.
“O estudo deste ano revela uma tendência interessante – o aumento da criação de conteúdo por parte das empresas da Fortune Global 100”, realça Mark Penn, CEO da Burson-Marsteller Worldwide. Esta mudança revela uma evolução da “perspectiva de mera difusão de informação para interacção com os cibernautas e, finalmente, para a criação de conteúdos”, acrescenta.
No público que as marcas reúnem nas redes sociais encontram-se ainda stakeholders das empresas. O número médio de seguidores do Twitter com conta corporativa triplicou desde 2011, de 5 076 para 14 709. No Facebook, o número médio de Gostos nas páginas das empresas cresceu 275% desde 2010.
“79% das contas corporativas de Twitter são usadas para retweets e menções, e 70% das páginas das empresas no Facebook são usadas para dar resposta aos comentários nos seus murais e nas suas Cronologias”, explica Dallas Lawrence, Chief Global Digital Strategist.