Facebook pode valer 73 mil milhões em bolsa
O Facebook espera estrear-se na bolsa com um preço entre 28 e 35 dólares por acção (21 e 27 dólares), o que deverá valorizar a empresa em 96 mil milhões de dólares (73 mil milhões de euros).
Os dados foram apresentados pela tecnológica ao regulador americano, na preparação daquela que será a maior oferta pública inicial (IPO) no sector tecnológico.
Serão lançados 337,4 milhões de acções e espera-se que a procura seja forte. A venda total destes títulos poderá representar um encaixe de 11,8 mil milhões de dólares (8,9 mil milhões de euros) para a empresa de Mark Zuckerberg.
O fundador do Facebook deterá 57% do poder de voto da empresa.
A avaliação da rede social ficou abaixo das estimativas dos analistas, que vinham apontando o valor de 100 mil milhões de dólares (76 mil milhões de euros) contra os 96 mil milhões agora anunciados.
A empresa da maior rede social do momento deverá partir em roadshow pelos Estados Unidos na próxima semana, com apresentações para conseguir investidores.
A entrada para a bolsa terá lugar ainda em Maio e é a mais aguardada desde a IPO do Google em 2004, que se estreou com uma valorização de 23 mil milhões de dólares (cerca de 17,5 mil milhões de euros) e tem hoje um preço por acção de cerca de 611 dólares (465 euros).