Espanha a postos para pedir resgate?
Espanha poderá pedir o resgate financeiro já este fim-de-semana, avisa a agência Reuters.
O Governo espanhol mantém-se em silêncio quanto à questão, mas a Reuters cita fontes alemãs e europeias para basear a previsão:
Espanha poderá vir a pedir o resgate já este fim-de-semana e o anúncio deverá ter lugar na tarde de Sábado, altura em que se reunirão por conferência telefónica responsáveis europeus para discutir os detalhes do bailout à banca espanhola.
Madrid considera “especulativa” esta informação e recusa comentar o pedido de ajuda à banca até conhecer os números das necessidades de capitalização das instituições financeiras.
O Fundo Monetário Internacional deverá tornar público na próxima segunda-feira um relatório com esta informação, avançando a Reuters que o montante para a recapitalização da banca espanhola poderá atingir cerca de metade do valor total que Portugal pediu à troika, 40 mil milhões de euros.
Ontem, a agência de notação financeira Fitch cortou em 3 níveis a classificação de Espanha que justificou com o custo fiscal que o resgate bancário terá para o país. O rating cai, assim, de A para BBB e tem outlook negativo, ficando apenas 2 níveis acima daquele que é considerado “lixo”, ou seja, desaconselhado a investimento.