Empresas de turismo pedem 600 milhões
Foram quase 300 as candidaturas de empresas de turismo ao financiamento do QREN, informou ontem a Turismo de Portugal. O financiamento pedido ultrapassa os 600 milhões de euros.
Até Abril, 261 empresas do sector turístico pediram o financiamento do QREN. As empresas que mais candidaturas submeteram concentram-se nas regiões Norte, Centro e Alentejo, com 148 pedidos. A maioria dos pedidos de apoio ao QREN refere-se a alojamento turístico, com 195 projectos, seguidos da animação turística e restauração. O total do financiamento pedido soma 610 milhões de euros.
O turismo tem sido particularmente afectado pela crise financeira, com a redução da procura a nível interno a pesar mais nos números negativos. As empresas turísticas “recorrem cada vez mais aos apoios de financiamento comunitário”, apontou a Turismo de Portugal em comunicado.
A entidade refere ainda que a atribuição destas verbas poderá levar ao “aumento do peso do turismo na economia nacional”. São projectos que poderão ter influência positiva na melhoria da qualidade do sector turístico e no aumento do número de turistas, bem como das receitas.