Amorim conquista mercados externos
A Corticeira Amorim está a conseguir captar a atenção dos mercados internacionais com uma nova gama de absorventes utilizados em derrames petrolíferos.
A CorkSorb permite remover poluentes resultantes de desastres petrol
íferos sem reter água. Superam assim os sistemas concorrentes em termos de rapidez e de capacidade de flutuação.
Lançada em 2010, a gama resulta de um subproduto da unidade de Vendas Novas da Amorim Isolamentos e já recebeu 4 prémios de inovação, dos quais o último foi atribuído pela COTEC-UNICER.
“Este é um produto de características únicas, que, além de envolver uma matéria-prima sustentável, também pode ser utilizado em meio aquático porque tem a capacidade de absorver óleos sem reter água e de manter-se a flutuar para ser facilmente recolhido”, explicou à agência Lusa André Macedo Teixeira, responsável de negócio da CorkSorb.
Estas características distintivas têm sido factores diferenciadores da CorkSorb em relação à concorrência, cuja oferta se baseia na absorção por polipropileno, minerais e algodão, elementos “que não podem ser aplicados em meio aquático, porque afundam ou retêm água”, acrescentou. Apesar de o produto português se tornar mais caro no exterior – devido aos custos de transporte – a qualidade supera a da concorrência.
Potencial de expansão internacional
O produto já tem clientes em 18 países, entre empresas petrolíferas, autoridades portuárias e marítimas, serviços de protecção civil e manutenção de estradas, oficinas de mecânica automóvel, centros comerciais e unidades de restauração, tendo potencial para se estender a outras áreas. “Todos estão maravilhados porque a flutuabilidade da CorkSorb é um salto na capacidade de dar resposta a derrames no mar”, aponta André Macedo Teixeira.
“Em 2010, a Amorim foi a única empresa europeia convidada pelo departamento do ambiente [do Estado norte-americano] da Flórida a apresentar soluções para a limpeza dos óleos que, na sequência do derrame no golfo do México, chegaram à costa e ameaçavam o turismo local”, sublinha Carlos de Jesus, director de marketing e comunicação da Corticeira Amorim.
Nos primeiros 5 meses de 2012, o produto conseguiu ultrapassar o valor das vendas registado em 2011, ainda que tenha um peso residual nos resultados da corticeira. “A gama CorkSorb encontra-se em expansão – porque, feliz ou infelizmente, o mercado está a aumentar e não a diminuir – e o processo de Investigação e Desenvolvimento que nos conduziu até aqui é um exemplo do que deve envolver um negócio do século XXI: valorização, sustentabilidade e performance técnica”, refere.
“Um produto que só cumpra uma dessas vertentes já tem muito potencial”, defende o director de marketing. “Se reunir as três condições, é claramente um produto de futuro”.