SpaceX tem hoje janela de oportunidade para lançar constelação de satélites Kuiper da Amazon

A janela de 27 minutos abre às 10h01 locais (15h01 em Lisboa) – se necessário, um lançamento alternativo está disponível na sexta-feira, com uma janela de 25 minutos, que abre às 9h40 locais (14h40 em Lisboa)

Francisco Laranjeira
Agosto 7, 2025
8:00

A SpaceX tem como objetivo para esta quinta-feira o lançamento do Falcon 9 da missão KF-02, em órbita a partir do Complexo de Lançamento Espacial 40 na Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida.

A janela de 27 minutos abre às 10h01 locais (15h01 em Lisboa) – se necessário, um lançamento alternativo está disponível na sexta-feira, com uma janela de 25 minutos, que abre às 9h40 locais (14h40 em Lisboa).



Este é o segundo de um contrato de três lançamentos para a constelação de internet por satélite Kuiper, de órbita terrestre baixa, da Amazon, com 24 pequenos satélites estão a bordo.

De acordo com as autoridades meteorológicas, há 85% de hipóteses de condições meteorológicas favoráveis no momento do lançamento. As autoridades estão a monitorizar as condições meteorológicas, com preocupações relacionadas com a Regra das Nuvens Cumulus. A previsão indica uma temperatura de 28°C, nuvens encobertas, 99% de cobertura de nuvens e ventos de 3 km/h.

Este será o primeiro voo do propulsor de primeira fase do Falcon 9, apoiando esta missão. Após a separação dos níveis, o primeiro nível irá aterrar no drone A Shortfall of Gravitas, que estará estacionado no Oceano Atlântico.

O Projeto Kuiper é a rede de satélites em órbita baixa da Amazon, cuja missão é fornecer internet rápida e confiável para clientes e comunidades em todo o mundo. A constelação inicial de satélites incluirá mais de 3.200 naves espaciais, que começaram a ser implementadas em abril último, com o lançamento dos primeiros 27 satélites no espaço – essa missão foi a primeira de mais de 80 para implantar a constelação.

A SpaceX lançará os satélites a uma altitude de 465 quilómetros acima da Terra, momento em que a equipa do Projeto Kuiper assumirá o comando da missão. Após o contacto com os satélites e a conclusão da ativação e das verificações de saúde, serão elevados gradualmente até a altitude designada de 630 km.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.