Vendas no comércio a retalho abrandam para 2,7% em setembro

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho abrandou para 2,7% em setembro, face aos 3,5% registados em agosto, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) numa nota emitida esta sexta-feira.

No terceiro trimestre, as vendas no comércio a retalho cresceram 2,7% em termos homólogos, em grande contraste com o crescimento de 16,4% registado no 2. º trimestre – fortemente influenciado pelo efeito base -, salvaguarda o INE.

O abrandamento do índice agregado justifica-se com a variação de 3,8% em agosto para 2,1% no mês em análise do agrupamento de Produtos Alimentares, com os Produtos não Alimentares a aumentarem 3,2%, uma descida residual em relação aos 3,3% referentes ao mês anterior.

De acordo com o INE, a variação mensal do índice agregado situou-se nos 1,5% (0,5% em agosto) e os agrupamentos de Produtos Alimentares e Produtos não Alimentares passaram de variações de, respetivamente, -0,2% e 1,2% em agosto para 1,0% e 1,9% em setembro.

“Em termos nominais, o índice agregado passou de uma taxa de variação homóloga de 6,6% em agosto para 6,0% em setembro. As variações dos índices dos agrupamentos Produtos Alimentares e Produtos não Alimentares situaram-se em 5,0% e 6,9%, respetivamente (no mês precedente ambos os agrupamentos registaram uma variação de 6,6%)”, é ainda referido na mesma nota.

Quanto aos índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas, o INE reportou variações homólogas de 2,2%, 3,5% e 2,5%, respetivamente (1,5%, 2,9% e 2,7% em agosto, pela mesma ordem).

Ler Mais





Comentários
Loading...