TCO dos veículos elétricos em Portugal é o mais económico, aponta estudo
O relatório Car Cost Index 2021, divulgado esta segunda-feira pelo LeasePlan, apurou que os veículos elétricos do segmento compactos e de tamanho médio são totalmente competitivos em termos de custos com os veículos a gasolina e diesel na maioria dos países do espaço europeu. No caso português, o Custo Total de Propriedade (TCO) dos veículos elétricos é mais económico não apenas nesses segmentos como nos restantes segmentos em estudo.
O relatório concluiu também que o custo médio mensal da condução de um carro varia entre os 743 euros por mês na Grécia e os 1.138 euros na Suíça sendo que, em relação ao PIB, o TCO é superior para os condutores na Suíça e em Portugal e mais baixo para os da Dinamarca e da Alemanha.
“Este relatório é um alerta para os decisores políticos: os carros elétricos ultrapassaram finalmente o ponto de viragem em termos de preços e são agora competitivos em termos de custos em toda a Europa. No entanto a ação governamental, no que às infraestruturas diz respeito, continua a ser lamentavelmente inadequada”, comentou Tex Gunning, CEO da LeasePlan.
De acordo com o documento, nos países nos quais os VE ainda não são competitivos em termos de custos, a diferença de preços entre os VE e os automóveis a gasóleo/gasolina caiu consideravelmente.
“Antes da COP26, continuaremos a apelar aos decisores políticos para que finalmente aumentem e invistam em infraestruturas de carregamento dignas das suas ambições de zero emissões líquidas. Até que os postos de carregamento sejam tão omnipresentes como as estações de serviço nas ruas de Glasgow (cidade onde se realiza a COP26), a Europa não tem qualquer esperança de alcançar as zero emissões”.
O documento refere ainda que a Polónia é o país mais económico para conduzir um carro a gasolina, com a a ser considerado Grécia é o país mais económico para conduzir um carro a gasóleo.
Os países analisados no Car Cost Index são a Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.
Nas palavras de Sandra Roling, Head of Transport do Climate Group, “o último Car Cost Index da LeasePlan mostra que os argumentos comerciais para mudar as frotas das empresas para VE nunca foram tão consistentes”, com o transporte rodoviário sem emissões a representar uma das maiores oportunidades tanto para as empresas como para o nosso clima.