Stellantis e Samsung anunciam joint venture para produção de células de baterias de EV
A Stellantis e a Samsung SDI anunciaram esta sexta-feira que firmaram um acordo preliminar de uma joint venture para a produção de células e módulos de baterias de veículos elétricos (EV) nos EUA, de acordo com a ‘Reuters’.
A negociação acontece menos de uma semana depois de a quarta maior fabricante do mundo ter assinado um acordo semelhante com a LG Energy Solution (LGES).
As fabricantes estão a investir milhares de milhões para acelerar a transição para a mobilidade de baixa emissão, antecipando uma eliminação progressiva dos motores de combustão interna.
A Stellantis, que resultou da fusão da Fiat Chrysler e da francesa PSA, anunciou no início deste ano que iria investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 para essa transição.
Os dois negócios de bateria irão contribuir para a meta de ter VE responsáveis por mais de 40% das suas vendas nos EUA até 2030-
De acordo com Martino De Ambroggi, analista da corretora Equita, as joint ventures com a Samsung SDI e com a LSEG Stellantis garantiriam a capacidade necessária para cumprir a meta de eletrificação da empresa nos EUA.
A Stellantis revelou que, como parte do plano, vai construir três fábricas de baterias na Europa – na Alemanha, França e Itália – e duas na América do Norte.
O empreendimento Stellantis-Samsung SDI pretende iniciar as operações no primeiro semestre de 2025 com uma capacidade inicial de produção de bateria anual de 23 GWh.