Macron discute com empresários criação de conglomerados europeus do digital
O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu ontem uma centena de investidores e empresários do digital, de França e da União Europeia, e uma dezena de ministros europeus, para discutir a criação de conglomerados empresariais.
“Devemos construir um ecossistema de campeões europeus mais fortes e os empresários devem pressionar os governos para serem mais eficazes”, designadamente face aos seus concorrentes dos EUA e da China, declarou, durante a reunião, batizada ‘Scale-Up Europe’ (Fazer Crescer a Europa).
Seguindo as recomendações de um grupo de trabalho, Macron apontou para a existência de “10 empresas de 100 mil milhões de euros em 2030” na Europa.
No quadro da próxima presidência da União Europeia, pela França, no início de 2022, apelou também a um “visto tecnológico europeu” para atrair talentos estrangeiros, a um mercado unificado de investimento e à mobilização para a inovação dos grandes investidores institucionais.
Na Europa não há conglomerados da dimensão dos existentes e na China e os EUA, algumas valem 100 mil milhões ou 200 mil milhões de dólares, realçou, esperando ver uma ‘start-up’ no índice bolsista parisiense Cac 40, até 2025.