Empresa da Google desenvolve sistema de previsão de chuva de curto prazo
Uma equipa de cientistas do laboratório de inteligência artificial da Google ‘DeepMind’ e da Universidade de Exeter estabeleceram uma parceria com o Met Office para fabricar o chamado sistema de previsão de chuva de curto prazo, segundo a ‘BBC’.
Os métodos tradicionais usam equações complexas e geralmente apresenta previsões com uma antecedência de apenas entre seis horas e duas semanas.
Contudo, o sistema de IA está um passo à frente e poderá fazer previsões de curto prazo mais precisas, incluindo tempestades e inundações severas.
Numa altura em que as alterações climáticas estão a tornar cada vez mais difícil prever condições climáticas adversas, com a frequência e a gravidade das chuvas a aumentar e, com ele, possíveis danos materiais significativos e perdas humanas, o novo sistema surge como uma solução preciosa.
O sistema “aprendeu” a identificar padrões comuns de precipitação, usando mapas de radar do Reino Unido de 2016 a 2018, tendo sido testado em mapas de 2019 e considerado, por 50 meteorologistas do Met Office, preciso em 89% dos casos.
A investigação, que foi publicada na revista Nature, aponta que “os meteorologistas preferiam significativamente a abordagem [IA] aos métodos concorrentes.”
“É muito cedo, mas este teste mostra que a IA pode ser uma ferramenta poderosa”, comentou Shakir Mohamed, cientista sénior da DeepMind”.