Empresa apoiada pela Goldman Sachs e Volkswagen cria bateria EV com níquel, manganésio e cobalto reciclados
A Northvolt anunciou hoje, sexta-feira, que fabricou a sua primeira célula de bateria com “níquel, manganês e cobalto 100% reciclado”. A empresa sueca conseguiu atrair investimentos da Goldman Sachs e da Volkswagen, além de outras empresas.
Num comunicado enviado à imprensa, a Northvolt explica que a célula de bateria foi fabricada no âmbito do programa de reciclagem Revolt do grupo, através de metais “recuperados da reciclagem de resíduos de bateria”, de acordo com a ‘CNBC’. De acordo com a Northvolt, os testes revelaram que o desempenho estava ao mesmo nível das células feitas com metais recém-extraídos.
A empresa revelou hoje que o projeto da sua própria unidade de reciclagem será expandida para que possa reciclar 125.000 toneladas de baterias por ano.
A fábrica Revolt Ett deverá começar a ser construída no primeiro trimestre do próximo ano, com a atividade a ter início em 2023, e terá capacidade para reciclar materiais como lítio, cobalto, manganês e níquel, sendo capaz de abastecer a gigafábrica.
Em declarações à ‘CNBC’, Emma Nehrenheim, diretora ambiental da Northvolt, explicou que, “teoricamente, é possível reciclar qualquer metal existente numa bateria e fazer uma nova bateria com ele”.