Caldas da Rainha: Bombeiro morre de ataque cardíaco no combate às chamas
Um operacional da corporação de bombeiros voluntários de Óbidos morreu esta quarta-feira de ataque cardíaco, no “teatro de operações”. Uma nota emitida pelo Ministério da Administração Interna revela que a vítima trata-se de Carlos Antunes, Subchefe do Corpo de Bombeiros Voluntários de Óbidos.
No mesmo comunicado, o ministro José Luís Carneiro aponta que “recebi com muita tristeza a notícia da morte do bombeiro Carlos Antunes, Subchefe do Corpo de Bombeiros Voluntários de Óbidos, vítima de doença súbita, durante as operações de combate ao incêndio que deflagrou esta tarde em Landal, Caldas da Rainha, distrito de Leiria”.
Nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria, estão neste momento a ser combatidos dois incêndios. Um mais pequeno em Casais da Mata Velha, que mobiliza 46 operacionais, 12 meios terrestres e um aéreo. O outro deflagra em Landal, onde estarão 196 operacionais, 51 veículos e sete meio aéreos.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) colocou 50 concelhos do território continental sob risco extremo de incêndios, nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Santarém, Portalegre e Faro.
Em risco muito elevado ou elevado estão mais de 160 concelhos do interior e Norte, bem como das regiões litorais dos distritos de Aveiro, Leiria e Lisboa, incluindo Caldas da Rainha, e toda a região do Alentejo.
Em comunicado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamenta também a morte do bombeiro Carlos Antunes e afirma que tenciona “estar presente nas cerimónias fúnebres”.