Sabe qual é a idade da infelicidade? 47,2 anos

O conceito de crise de meia-idade já faz parte da sabedoria popular, sendo muitas vezes associado à compra de um carro de luxo, por exemplo. Mas David Blanchflower, economista e professor na Dartmouth College, tem algo de novo a dizer sobre o assunto: segundo o responsável, 47,2 anos é a idade que corresponde ao pico da miséria e infelicidade nos países em desenvolvimento.

A conclusão está patente num estudo realizado pelo também antigo legislador do Bank of England e reportado pela agência Bloomberg. Com base em dados de 132 países, o estudo revela que existe uma corelação directa entre o bem-estar e a idade e que cada país tem a sua própria “curva da felicidade”.

De acordo com a mesma agência noticiosa, é importante ter noção de dados como estes tendo em conta a importância crescente que se tem dado a temas como saúde mental. O estudo também se mostra especialmente pertinente numa altura em que se volta a falar de crise financeira e em que a globalização já é uma realidade.

Num outro estudo, que a Bloomberg também divulga, o economista afirma ainda: «A resiliência das comunidades deixadas para trás pela globalização foi reduzida pela Grande Depressão, que dificultou especialmente a vida aos mais vulneráveis que passam neste momento por uma crise de meia-idade com poucos recursos.»

pub

Comentários
Loading...