Mercados à lupa: Dólar “ganha terreno” face às outras divisas. Ouro em queda

Em conjunto com a ActivTrades oferecemos-lhe os principais destaques dos comportamentos do mercado financeiro, durante o dia de hoje:

Forex

O dólar está a ganhar terreno em relação às outras divisas durante as negociações do início desta terça-feira, numa altura em que crescem as preocupações do mercado sobre a propagação da variante Delta.

Assim, o dólar avança à medida que a Região da Ásia-Pacífico inicia um novo período de confinamento e o verão europeu parece cada vez mais uma miragem em relação há algumas semanas, quando a aceleração do programa de vacinação prometia uma rápida recuperação económica.

Já o euro parece vulnerável aos novos desenvolvimentos que indicam que a recuperação do comércio ainda não está para breve, devido à rápida propagação da nova variante indiana, que tem levado os países a apertarem as restrições.  Neste sentido, a moeda única pode, nos próximos tempos, alcançar novas baixas de vários meses em relação ao dólar.

Ouro

O preço do ouro está em queda durante as negociações do início desta terça-feira, numa altura em que o dólar americano ganha um novo ânimo.
Em simultâneo, os mercados parecem cada vez mais perturbados com a ambiguidade das mensagens da Fed relativamente à inflação, com um número crescente de investidores a acreditar que esta incerteza, combinada com o tom hawkish adotado em algumas declarações, acabará por se traduzir em taxas de juros mais altas antes do esperado.

Caso isto se verifique, tal cenário poderá favorecer o dólar, gerando, consequentemente, mais perdas de curto prazo para o ouro.

Ações europeias


As ações europeias estão a negociar ligeiramente em alta esta terça-feira, apesar da tendência de baixa e do sentimento pessimista que dominou a sessão asiática.

Os investidores estão ainda a digerir a evolução da variante Delta, cada vez mais percecionada como uma ameaça crescente à recuperação económica, que já se verificava em alguns países. Isto porque, ainda que o impacto económico não seja tão significativo no Canadá, nos Estados Unidos da América, no Reino Unido ou em países da Europa Ocidental, que têm em curso programas de vacinação eficientes, a inconsistência na vacinação noutras partes do mundo poderá levar a uma recuperação desigual. Essa incerteza é percetível na maioria dos gráficos com padrões de consolidação contínuos.

Quanto aos principais benchmarks, o índice DAX-30 está ainda a negociar lateralmente, mas perto do seu nível de resistência nos 15.665 pontos. Uma quebra nesse nível poderia desbloquear um potencial de crescimento prolongado para os 15.760 pontos e, finalmente, para os 15.800 pontos.

Ler Mais





Comentários
Loading...