Já há um curso de especialização para preparar profissionais e organizações para o Digital Operational Resilience Act (DORA)
O novo curso de Especialização em Digital Operational Resilience Act (DORA), lançado pela Rumos em colaboração com a Lisbon Business & Government School, foi projetado para preparar os profissionais e as organizações para a implementação do novo regulamento europeu. Com uma duração de 20,5 horas formativas e a decorrer em horário pós-laboral (19h00 – 22h30), o curso tem já edições agendadas para 2024.
O Digital Operational Resilience Act (DORA) surge da crescente digitalização dos negócios e dos serviços financeiros prestados por entidades financeiras, e visa harmonizar as regras relativas à segurança das redes e sistemas de informação atualmente em vigor ao nível da União Europeia, estabelecendo normas que abordam os riscos enfrentados por estas entidades.
O DORA entrou em vigor a 16 de janeiro de 2023. A partir desta data, prevê-se um período de implementação de 24 meses, durante o qual as instituições visadas deverão adaptar os seus sistemas, metodologias e políticas internas ao Regulamento DORA, bem como rever os contratos com prestadores de serviços TIC, para acautelar as disposições contratuais específicas.
O curso de especialização, sob a coordenação de Pedro Machado, especialista na área de Data Protection Officer (DPO) e membro do Cyber Resilience Working Group na European Fund and Asset Management Association (EFAMA), oferece um programa abrangente, visando capacitar os profissionais com as competências necessárias para enfrentar os desafios impostos pelo DORA.
O curso confere ainda um diploma com dupla certificação, da instituição de ensino superior e de Harvard Business Publishing Education, e atribui ainda dois créditos ECTS (European Credit Transfer System), creditáveis em formações superiores.
Saiba mais sobre este novo curso de especialização em DORA aqui.