Banqueiros escolhem Vítor Bento para liderar a Associação Portuguesa de Bancos

O Expresso avança que Vítor Bento, em fim de mandato à frente da SIBS, será o nome escolhido para liderar a associação do setor. O anúncio, segundo apurou o Expresso, está para breve.

A confirmar-se, o economista, que está desde abril de 2015 na presidência não executiva da proprietária do Multibanco, irá suceder a Faria de Oliveira na liderança da Associação Portuguesa de Bancos (APB), que deixou o cargo em 2020.

O semanário avança que Vítor Bento foi também falado para presidente do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, mas o Governo acabou por escolher Farinha Morais, que, para esse efeito, teve de renunciar ao cargo de administrador executivo do BPI.

Em março, o Jornal Económico já tinha adiantado que o nome de Vítor Bento estava em cima da mesa para a APB e que essa possibilidade estava dependente da solução que haveria para o banco público.

Antes de assumir a presidência não executiva da SIBS em 2015, Vítor Bento liderou a comissão executiva do BES a pedido do Banco de Portugal em julho, antes da resolução do banco.

Ficou no Novo Banco até 13 de setembro de 2014, quando renunciou ao cargo em discordância com o então governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, que queria apostar numa venda rápida do banco. Antes disso, foi presidente executivo da SIBS durante 14 anos.

Atualmente, Vítor Bento é ainda membro do conselho geral do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG), conselheiro económico da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2016, advisor da Semapa desde 2015 e faz parte do grupo de conselheiros da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP há seis anos.

 

 

Ler Mais





Comentários
Loading...