A Renault impôs-se como a marca mais vendida no mercado de ligeiros (passageiros e comerciais) em outubro, contando com uma boa vantagem sobre a marca francesa Peugeot, de acordo com os dados recentemente divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Em números a Renault vendeu 2291 veículos, graças aos seus bem-sucedidos modelos Clio, Captur e em menor escala ao Mégane, que se apresta a sair de cena. A Peugeot, por seu lado, vendeu 1829 unidades, com grande influência do utilitário 208. Para a marca líder este número representa um crescimento de 39,5% face ao período homólogo anterior.
Recorde-se que no mercado de ligeiros comerciais de passageiros, a Renault lidera mas com escassa margem para a Peugeot, segunda classificada do ranking, que fechou setembro a pouco mais de 200 unidades da sua conterrânea e fecha outubro a 211, não consolidando uma vantagem significativa no mercado de comerciais face à marca do grupo PSA.
No top 5 encontra-se ainda a Mercedes-Benz em terceiro lugar com 1291 veículos entregues (representando uma subida de 40,3% face a 2014) seguida da Volkswagen com 1290 unidades vendidas (e um decréscimo de cerca de 3,2% face a outubro de 2014) e da BMW com 1217 unidades vendidas (mais 22,7%).
A VW poderá justificar a sua queda face ao recente escândalo da manipulação de emissões que acaba por espelhar também fracos resultados em mais duas marcas do grupo: a Porsche – com uma queda na ordem dos 82,9% – e a SEAT – com uma queda na ordem dos 32,8%. Do grupo germânico apenas a Audi e a Skoda apresentaram valores positivos, tendo a marca Premium alcançado uma subida de 39,7% com 883 unidades vendidas e a marca checa uma subida de 9,3% para 200 veículos vendidos.
Além da Mercedes-Benz, a Daimler também regista excelentes resultados na sua marca smart com uma subida de 176,5% face a outubro do ano passado, ou seja um total de 224 unidades.
Após quase dois anos sem representação oficial, a Suzuki tem vindo a demonstrar um crescimento lento mas sólido com uma subida de 200% neste mês face a outubro de 2014. Em números este valor espelha contudo apenas uma venda de 18 unidades face às seis vendidas no período referido. É de salientar ainda que a marca nipónica tem dois novos produtos a preços bastante acessíveis no mercado: o Vitara e o citadino Celerio.
Já a Mazda que tem vindo a viver o estrelato do seu mais recente lançamento, o Mazda MX-5, continua a mostrar resultados bastante positivos devido à sua nova gama de modelos equipados com motores Skyactiv, dos quais se destacam os SUV CX-3 e CX-5 e o utilitário Mazda2.
O Grupo PSA liderou o mercado nacional de veículos ligeiros no mês de outubro no que diz respeito ao acumulado das vendas das suas três marcas – Peugeot, Citroen e DS – alcançando no último mês um volume de 2897 unidades, Esta prestação garantiu ainda ao Grupo uma quota de mercado de 17,6%, subindo 12,7% face ao mês homólogo de 2014.
De janeiro a outubro de 2015
No acumulado do ano, de janeiro a outubro de 2015, é a Renault em termos de marcas que lidera o mercado português de veículos ligeiros (passageiros e comerciais) com 21.808 unidades vendidas, dispondo de uma confortável vantagem sobre a segunda classificada da tabela, a Peugeot, que vendeu até à data 18.419 veículos. A quota de mercado da Renault manteve-se praticamente estável com uma diferença de 12,72% em 2014 para 12,39% em 2015.
Embora tenha sido ultrapassada no mês de outubro pela Mercedes-Benz, por uma unidade, a VW ocupa o terceiro lugar das vendas destes dez meses do ano com 16.137 unidades vendidas face à Mercedes-Benz com 12.738. Contudo, esta é sem dúvida uma notícia triste para a marca uma vez que em setembro ocupava a segunda posição no acumulado do ano, precisamente à frente da Peugot. A marca germânica registava 13.304 veículos comercializados contra 12.796 da marca de Sochaux. Atualmente a Peugeot regista 18.419 unidades, um número bem acima das 16.137 mencionadas acima.
A boa notícia para a VW é que a sua quota de mercado (9,17%), de janeiro a outubro, está muito próxima da que a Peugeot possui (10,46%) e no cômputo geral, por enquanto, a marca mostra-se muito semelhante ao ano passado uma vez que a sua quota em 2014 no período homólogo era de 9,46%.
A Citroen e a BMW lutam por posições no mercado muito semelhantes uma vez que as suas vendas quer em termos unitários quer em termos de quota de mercado são bastante semelhantes. A Citroen vendeu até à data 10.995 unidades e representa 6,24% das vendas em Portugal sendo que a BMW representa 6,28% com mais 69 unidades vendidas, isto é, um total de 11.064.
Veja a tabela com todos os dados completos aqui.]]>
Renault liderou vendas em outubro
A Renault impôs-se como a marca mais vendida no mercado de ligeiros (passageiros e comerciais) em outubro, contando com uma boa vantagem sobre a marca francesa Peugeot, de acordo com os dados recentemente divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Em números a Renault vendeu 2291 veículos, graças aos seus bem-sucedidos modelos Clio, Captur e em menor escala ao Mégane, que se apresta a sair de cena. A Peugeot, por seu lado, vendeu 1829 unidades, com grande influência do utilitário 208. Para a marca líder este número representa um crescimento de 39,5% face ao período homólogo anterior. Recorde-se que no mercado…
Mais Recentes
Avaliação de idoneidade e competência devia aplicar-se a empresas cotadas e públicas — Paulo Macedo
há 9 minutos
“Um dia bom” e “atitude diferente”: parceiros sociais elogiam reunião com Governo e garantem estar “mais perto de um acordo”
há 19 minutos
Médio Oriente: Deslocados pela ofensiva israelita no Líbano já ultrapassam um milhão
há 27 minutos
Carneiro aguarda conversa com Montenegro sobre órgãos externos do parlamento
há 29 minutos
Newsletter
A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.
Mais Notícias
Avaliação de idoneidade e competência devia aplicar-se a empresas cotadas e públicas — Paulo Macedo

“Um dia bom” e “atitude diferente”: parceiros sociais elogiam reunião com Governo e garantem estar “mais perto de um acordo”
Médio Oriente: Deslocados pela ofensiva israelita no Líbano já ultrapassam um milhão
Carneiro aguarda conversa com Montenegro sobre órgãos externos do parlamento
Banco Mundial apoia financiamento do comércio externo em Angola através do BFA

PS pediu adiamento porque não foi encontrada “solução adequada” para o TC

Trump sugere pena de morte para media por notícias sobre a guerra com o Irão durante os Óscares

Irão: UE “sem vontade” para expandir missões navais para o Estreito de Ormuz, revela Kallas

Alemanha treina evacuação de soldados feridos da NATO em caso de guerra com a Rússia




