RE-LEAF: O Nissan que fornece energia em emergências

A Nissan revelou o seu protótipo de automóvel 100% elétrico de resposta a emergências, concebido para um abastecimento móvel de energia após desastres naturais ou eventos climatéricos extremos.

Automonitor
Setembro 30, 2020
18:05

O protótipo designado RE-LEAF é baseado no automóvel de passageiros Nissan LEAF, o primeiro automóvel elétrico de produção em massa a nível mundial.

Além das modificações que lhe permitem transitar em estradas cobertas por destroços, o RE-LEAF possui fichas de carregamento à prova de água montadas diretamente no exterior do automóvel, o que permite que os dispositivos de 110-230 V sejam alimentados a partir da bateria de iões de lítio de alta capacidade do automóvel.

O RE-LEAF pode ser conduzido até ao centro de uma zona de desastre e fornecer um abastecimento totalmente móvel de energia para apoio no processo de recuperação. O sistema de gestão de energia integrado pode colocar em funcionamento equipamento médico, de comunicações, iluminação e outros aparelhos de suporte de vida.

Os desastres naturais são a principal causa das falhas de energia. Um relatório do Banco Mundial de 2019 detetou que os choques naturais e alterações climáticas causaram 37% das falhas na Europa entre 2000 e 2017 e 44% das falhas de energia nos EUA, no mesmo período.

Quando ocorre um desastre, o tempo para que o abastecimento elétrico seja recuperado é normalmente de 24 a 48 horas, de acordo com a gravidade dos danos. Durante esse período, os automóveis elétricos podem ser usados para fornecer abastecimento móvel de emergência e com emissões zero.

O RE-LEAF foi criado para demonstrar o potencial dos automóveis elétricos na recuperação de desastres. Embora o automóvel seja apenas um protótipo de trabalho, a tecnologia existe para ser usado no mundo real. No Japão, a Nissan tem utilizado o LEAF para fornecer abastecimento e transporte de emergência após desastres naturais desde 2011 e a empresa formou parcerias com mais de 60 autoridades locais para apoiar os esforços de ajuda em situações de desastre.

Através da Partilha de Energia Nissan, os VE funcionam como baterias de armazenamento móvel para abastecerem casas e a sociedade com eletricidade, criando um modelo de energia distribuível que pode ser usado para ajudar a estabilizar o abastecimento e procura de eletricidade.

O RE-LEAF utiliza a capacidade de carregamento bidirecional do Nissan LEAF, uma funcionalidade de série do modelo desde a sua introdução em 2010. Isso significa que o LEAF pode não só “extrair” energia para recarregar a sua bateria de alta capacidade, como também a pode “enviar” de volta para a rede através da V2G (ligação do automóvel à rede elétrica) ou diretamente para outros dispositivos eletrónicos através da tecnologia V2X (Vehicle-to-everything).

Ao atuar como uma estação de alimentação portátil, a mais recente geração Nissan LEAF e+ com uma bateria totalmente carregada de 62 quilowatts-hora (kWh) pode fornecer eletricidade suficiente para alimentar um lar médio europeu durante seis dias.

Como automóvel de recuperação em desastres naturais, o RE-LEAF pode alimentar vários dispositivos simultaneamente. Alguns exemplos de consumos com 230V são detalhados abaixo:

•  Martelo pneumático elétrico durante 24 horas – 36kWh
•  Ventilador de pressão durante 24 horas – 21,6kWh
•  Tacho de sopa de 10 litros durante 24 horas – 9,6kWh
•  Ventilador de cuidados médicos intensivos durante 24 horas – 3kWh
•  Projetor LED de 100 watt durante 24 horas – 2,4kWh

Depois de a eletricidade ser restaurada na área, os VE podem ser recarregados e fornecer transporte com emissões zero, até 385km2) com uma só carga de bateria para o Nissan LEAF e+.

Nissan RE-LEAF ao pormenor

O RE-LEAF suporta os três “R” de prontidão em caso de desastre: fornecer uma resposta de emergência, ajudar a recuperação humanitária e melhorar a resiliência da comunidade para o futuro.

O esquema de cor âmbar do RE-LEAF faz jus à antiga palavra grega para âmbar – electron – a origem da palavra “eletricidade”. Esta combinação com o azul da Mobilidade Inteligente da Nissan reflete as capacidades de ligação do protótipo. A barra de luzes LED montada no tejadilho também possui luzes âmbar para alertar os outros utilizadores rodoviários da aproximação do automóvel.

Para melhor permitir que o automóvel navegue nas estradas onde podem existir obstruções ou destroços caídos, a altura de condução do RE-LEAF foi elevada cerca de 70mm para 225mm e recebeu uma “proteção do cárter” personalizada para proteger o painel do piso do automóvel. As vias mais amplas (+90mm na dianteira e +130mm na traseira), as cavas das rodas personalizadas, as palas de guarda-lamas e os pneus todo-o-terreno em jantes de desporto motorizado com 17”, aumentam a sua capacidade de progressão em terrenos difíceis.

A ampla capacidade e elevada fiabilidade da bateria de iões de lítio do LEAF assegura uma alimentação estável para apoio de vários dispositivos com alimentação de rede. O sistema de gestão de energia integrado oferece uma saída de potência da bateria do RE-LEAF de até 230V. Existem três tomadas: dois conectores exteriores à prova de água para fácil acesso e uma tomada doméstica interna montada na bagageira.

Os assentos traseiros foram removidos e o piso nivelado para permitir o armazenamento de equipamento essencial. Uma divisória personalizada também separa os assentos dianteiros da área de carga.

Depois do RE-LEAF chegar a uma zona de desastre, um tampo personalizado estende-se da bagageira com um ecrã LED de 32” e uma alimentação dedicada cria um conector operacional para a gestão de comunicações e do processo de recuperação.

Depois de restaurada a alimentação, o RE-LEAF pode ser recarregado usando três perfis de carregamento, mesmo com tomadas domésticas, se não estiver disponível uma infraestrutura EV nas vizinhanças imediatas.

Tipo de carregador

Capacidade da bateria de 40kWh

Capacidade da bateria de 62kWh

Tomada doméstica de 3,7kW 11,5 horas (0-100%) 18 horas (0-100%)
7kW Tipo 2 7,5 horas (0-100%) 11,5 horas (0-100%)
50kW CHAdeMO 60 minutos (20-80%)* 90 minutos (20-80%)*

* O tempo de carregamento indicado é baseado na carga inicial de 20% e no uso de um carregador rápido CHAdeMO (50 KW). O tempo pode variar de acordo com as condições de carregamento, incluindo tipo e estado do carregador, temperatura da bateria, bem como temperatura ambiente no ponto de utilização.

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