Ranking presidencial: Ramalho Eanes lidera preferências dos portugueses; Cavaco Silva é o mais mal avaliado

Numa altura em que os portugueses foram chamados a eleger o 21.º Presidente da República, escolha que terá uma segunda volta, uma sondagem procura identificar quem foi, aos olhos da opinião pública, o melhor chefe de Estado desde o 25 de Abril.

Revista de Imprensa
Janeiro 19, 2026
9:11

Numa altura em que os portugueses foram chamados a eleger o 21.º Presidente da República, escolha que terá uma segunda volta, uma sondagem procura identificar quem foi, aos olhos da opinião pública, o melhor chefe de Estado desde o 25 de Abril. O general António Ramalho Eanes surge destacado no topo do ranking, enquanto Aníbal Cavaco Silva ocupa o último lugar, num retrato que revisita cinco décadas de Presidência da República.

De acordo com uma sondagem da Intercampus realizada para o Correio da Manhã, Ramalho Eanes é considerado o melhor Presidente da República. Primeiro chefe de Estado eleito por sufrágio universal após a Revolução de 1974, exerceu funções entre 1976 e 1986, sucedendo a Francisco da Costa Gomes. Natural de Alcains, venceu as presidenciais à primeira volta em 1976, com 61,59% dos votos, e foi reeleito em 1981, também à primeira volta, com 56,44%.

Afastado da vida política ativa, Ramalho Eanes mantém uma intervenção regular enquanto figura da sociedade civil, participando em congressos, conferências e fóruns sobre temas cívicos, culturais, políticos, sociais e geoestratégicos, tanto em Portugal como no estrangeiro, segundo informação institucional. Em 2000, recusou a promoção ao posto de marechal. No ranking agora divulgado, surge à frente de Marcelo Rebelo de Sousa, que termina o seu mandato presidencial e ocupa o segundo lugar da lista, apesar de apresentar uma taxa de rejeição superior ao que poderia ser expectável. Marcelo foi eleito em 2016 e reeleito em 2021, sempre à primeira volta.

O terceiro lugar pertence a Jorge Sampaio, com uma taxa de rejeição inferior à de Marcelo Rebelo de Sousa. O socialista, natural de Lisboa, foi secretário-geral do PS e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tendo vencido as presidenciais de 1996 e sido reeleito em 2001. Já os dois últimos lugares do ranking de melhor e pior Presidente da República são ocupados por Mário Soares e Cavaco Silva, respetivamente, dois dos políticos mais marcantes das últimas décadas.

Ambos foram primeiros-ministros antes de chegarem a Belém e cumpriram dois mandatos presidenciais de dez anos: Mário Soares entre 1986 e 1996 e Cavaco Silva entre 2006 e 2016. A eleição de 1986, vencida por Soares frente a Freitas do Amaral, fundador do CDS, foi a única até hoje a exigir uma segunda volta, decidida por uma diferença de 138.692 votos. A análise à sondagem destaca ainda a taxa de rejeição de Cavaco Silva, próxima dos 40%, a mais elevada entre todos os ex-Presidentes incluídos neste estudo de opinião.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.