Quer saber como deve proteger-se dos ciberataques nas férias?

Os ataques permanecem como ameaça, por isso tenha em conta estas 12 recomendações que o podem ajudar a ter umas férias seguras. Quem nos explica é a Exclusive Networks, empresa distribuidora de valor acrescentado (VAD), com suporte da Palo Alto Networks.

Use um gestor de passwords: mesmo que nem todos os dispositivos possam usar directamente gestores de passwords, esta ainda é uma das melhores aplicações a configurar. O uso de gestores de passwords permite gerar e armazenar passwords fortes para uso em todos os dispositivos.

Proteja os seus routers domésticos e a sua rede Wi-Fi: para a maioria das pessoas é algo que configuram uma vez e esquecem. Mais uma vez, a password deverá ser bem escolhida, boa, complexa e irrevogável. Também aqui o gestor de passwords pode ajudar.

Configure mais contas seguras no seu PC e/ou Mac: reserve um tempo para configurar uma conta para todos os seus equipamentos com o seu próprio nome de utilizador e password. Configure todos como um “utilizador comum” e uma conta administrativa separada para usar na manutenção. Se tem filhos evite a tentação de permitir que todos usem uma conta ou contas sem passwords.

Evitar que tablets e smartphones perdidos se transformem em algo pior: os dispositivos móveis têm maior acesso a informações mais confidenciais do que os nossos computadores – na forma de aplicações de serviços bancários móveis, de Wallet e cartões de crédito armazenados. Active algumas configurações antes de tirar os dispositivos portáteis de casa. São eles os códigos de acesso para bloquear o dispositivo, a criptografia de informações no dispositivo, a localização perdida do dispositivo e o excluir ou “limpar” dados se forem usadas muitas passwords.

Proteja os seus dados em Smartwatches e Personal Fitness Devices:
smartwatches e dispositivos de fitness pessoais são semelhantes a smartphones e tablets e possuem alguns dos mesmos recursos. Além de usar esses recursos, deve ter tempo para garantir que sabe quais as informações que estão a ser usadas e quais as contas de nuvem com as quais esses dispositivos são sincronizados.

Seja inteligente com a sua Smart Home: todo e qualquer dispositivo deverá ter as suas próprias configurações de segurança e privacidade e vale a pena dedicar-se a percebê-los antes de os colocar em funcionamento na sua casa. No entanto, em toda a linha, certifique-se de que o seu router doméstico e Wi-Fi têm uma boa segurança e que está a usar passwords únicas e fortes ao emparelhar dispositivos.

Não se esqueça de apps de entretenimento doméstico, TVs e DVRs: o entretenimento em casa não é apenas sinónimo de dispositivos físicos. São as apps que usa para visualizar o conteúdo. Todos elas como a Netflix, Amazon e outras têm as suas próprias passwords e os hackers estão sempre atentos. Por isso, verifique se está a usar passwords, mais uma vez, únicas e fortes.

Proteja as suas consolas de jogos: assim como com os dispositivos de entretenimento doméstico, é a conta baseada em nuvem que os hackers estão mais interessados. Aqui, novamente, é importante ter tempo para configurar passwords. Além disso, muitas plataformas de jogos agora incluem um segundo meio de autenticação (normalmente um texto enviado para o seu telefone). Deve permitir esta possibilidade.

Configurar perfis de utilizador para assistentes de voz: o maior risco que tem sido popularmente discutido é o roubo de comandos de voz por fontes externas. Para esses dispositivos, reserve tempo para configurar perfis de utilizadores individuais o máximo possível. E muitos possuem botões de silenciamento que podem desactivá-los quando não precisa deles.

Use altifalantes inteligentes de maneira inteligente: uma coisa a considerar é se tudo o que realmente quer ou precisa é de um dispositivo de música inteligente, pode fazer sentido ter dispositivos que fazem apenas isso. O que pode melhorar a sua segurança, reduzindo o risco de recursos que não deseja ou precisa.

Dirija com segurança com os Smart Cars: a segurança de um carro inteligente é bem mais difícil de transpor do que os filmes nos levam a acreditar. Um recurso importante de diferenciação dos carros inteligentes são os sistemas de bloqueio e ignição “inteligentes” (como um smartphone). Certifique-se de que todos os dispositivos inteligentes conectados têm uma boa segurança, especialmente para proteger contra perda ou roubo.

Patch, Patch and Patch Some More: fechamos esta lista com patch porque é a coisa mais importante que pode fazer. Poucas pessoas gostam de entrar nos dispositivos para gerir actualizações, mas a realidade agora é que isso é crítico para a segurança e a privacidade. Para cada tipo de dispositivo ou sistema, deve fazer actualizações.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo