“Putin irrita mais Trump do que eu”, garante Zelensky

Presidente ucraniano apelou ainda aos EUA que avancem com sanções ao presidente russo

Francisco Laranjeira

Volodymyr Zelensky garantiu que, apesar do seu relacionamento difícil com Donald Trump, a Casa Branca está mais irritada com Vladimir Putin do que com ele.

“Posso dizer coisas desagradáveis, mas digo a verdade. E digo o que penso. E ele [Putin] pode às vezes dizer coisas muito boas, mas essas coisas são mentiras. E acho que, para pessoas inteligentes, aqueles que mentem são mais preocupantes”, defendeu o presidente ucraniano esta terça-feira.

“Numa parceria, pode-se sentir muito desconfortável, mas seja parceiro. Acho que o problema com Putin é que, se se pensa que está num diálogo, está-se na realidade sozinho”, acrescentou o presidente ucraniano.

Zelensky disse que acredita que o presidente Trump e o seu Governo — que procuram uma rápida cessação das hostilidades — agora entenderam que Putin não quer encerrar a sua invasão em larga escala na Ucrânia da maneira que a Casa Branca quer.

Embora tenha continuado a repreender Zelensky, Trump alertou Putin esta terça-feira que está “a brincar com o fogo”, já que o Kremlin continua a bombardear a Ucrânia com um número recorde de drones. “O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido com a Rússia, e quero dizer, muito más”, escreveu Trump na ‘Truth Social’.

Continue a ler após a publicidade

Zelensky pretende que os EUA imponham mais sanções à Rússia, garantindo que a intensificação da pressão pode forçar Moscovo a pensar na paz. Embora a UE tenha aprovado uma 17ª romda de sanções após a Rússia recusar a oferta de cessar-fogo de 30 dias da Ucrânia, os EUA não impuseram novas sanções desde então.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.