PS-Madeira escolhe este sábado nova liderança com Célia Pessegueiro como candidata única

Autarca, que liderou a Câmara Municipal da Ponta do Sol desde 2017, torna-se assim a primeira mulher a dirigir o PS-Madeira

Executive Digest
Dezembro 13, 2025
8:00

O PS-Madeira realiza este sábado eleições internas para escolher a nova presidente da estrutura regional e os delegados ao XXIII Congresso, marcado para 10 e 11 de janeiro, no Funchal. O ato eleitoral decorre em todos os concelhos da região e contará com cerca de 1.600 militantes aptos a votar.

A liderança socialista deverá passar para Célia Pessegueiro, que se apresenta com o lema “Agir para Construir Futuro” e é candidata única à presidência. A autarca, que liderou a Câmara Municipal da Ponta do Sol desde 2017, torna-se assim a primeira mulher a dirigir o PS-Madeira.

Em simultâneo, será escolhida a presidente das Mulheres Socialistas da Madeira, estrutura que volta a ter como candidata Cátia Vieira Pestana.

Ao meio-dia, Célia Pessegueiro estará na sede regional, na rua da Alfândega, momento em que deverá prestar declarações à comunicação social.

Partido entra em novo ciclo após a saída de Paulo Cafôfo

As eleições internas surgem na sequência do anúncio da saída de Paulo Cafôfo, que confirmou o abandono da liderança na noite de 12 de outubro, após os resultados das autárquicas. O ainda presidente da estrutura regional sublinhou esta semana que o PS entra num “novo ciclo”, defendendo que a próxima liderança precisa de “espaço e tempo” para consolidar o projeto político.

Cafôfo apelou à mobilização dos militantes e à necessidade de reforçar “um espírito de equipa”, mesmo perante divergências internas, frisando que o objetivo central deve ser o de recuperar capacidade eleitoral na Região.

A liderança cessante recorda que o partido perdeu a Câmara da Ponta do Sol para a coligação PSD/CDS-PP e deixou de ter representação em vários municípios, mantendo-se apenas nos executivos de Machico e Porto Moniz. No Funchal, o PS passou de cinco para um vereador, num executivo dominado pela coligação PSD/CDS-PP e com representação do JPP e do Chega.

Processo interno rumo ao Congresso de janeiro

Após a marcação das eleições internas e do Congresso Regional para janeiro, o PS-Madeira prepara a transição para a nova liderança. Antes da confirmação da candidatura de Célia Pessegueiro, Ricardo Franco, antigo presidente da Câmara de Machico, já havia anunciado a intenção de se candidatar, defendendo uma remodelação profunda da vida interna e o fim do “divisionismo”.

Os horários de votação variam entre concelhos e podem ser consultados no site oficial do partido.

O congresso decorre a 10 e 11 de janeiro, no Funchal, e marcará formalmente a entrada da nova direção socialista madeirense.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.