O preço de venda das casas no país aumentou *9,5%, desde o *início da pandemia, em Portugal continental, de acordo com os resultados de setembro do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário.
Esta variação homóloga, que compara o nível de preços em setembro deste ano com o mesmo mês de 2020, fica quase 7 pontos percentuais acima dos 2,6% que tal indicador atingiu em fevereiro e março deste ano.
Em termos trimestrais, os preços residenciais aumentaram 2,1% no terceiro trimestre, exibindo neste horizonte temporal uma desaceleração face à variação trimestral de 4,5% registada no 2º trimestre.
Tal reflete a tendência predominante de estabilização na valorização mensal ocorrida nos últimos três meses.
Na verdade, desde julho que a variação mensal dos preços tem registado oscilações residuais, fixando-se em 0,6% quer em julho quer em agosto e atingindo em setembro 0,9%.
O preço médio de venda das casas em Portugal Continental atingiu os 1.895 euros/m2 no terceiro trimestre de 2021, ficando em 2.438 euros/m2 na Área Metropolitana de Lisboa, 1.905 euros/m2 na Área Metropolitana do Porto e 2.032 euros/m2 no Algarve.
*Texto atualizado às 17h58 com correção enviada pela fonte, trocando “9,4%”, por “9,5%” e “desde o início do ano”, por “desde o início da pandemia”.














