Diesel não recuperará níveis pré-dieselgate

poluição gases ambiente Na sequência do escândalo recente com as emissões de motores diesel, o consumidor português está agora mais sensibilizado para as questões ambientais, indica o Barómetro Automonitor, relativo a novembro. As marcas, por seu lado, tenderão a reforçar a comunicação sobre os aspetos relacionados com o ambiente. Ainda assim, o consumo e a performance continuarão a ser as características do automóvel, mais importantes para o consumidor, mantendo-se a questão ambiental em segundo plano, concordam mais de 83% dos inquiridos pelo Barómetro Automonitor. A maioria dos inquiridos refere que o mediatismo em torno das emissões dos motores diesel terá um impacto direto na evolução do mercado. As vendas de automóveis diesel tenderão diminuir e não deverão recuperar para os níveis anteriores, quando este caso deixar de estar na agenda noticiosa, admitem 58% dos inquiridos. Apenas 8% acreditam que passada a tempestade mediática, as vendas de veículos com motores diesel tenderão a recuperar. O Barómetro Automonitor é um inquérito mensal aos representantes das marcas e aos grandes grupos de retalho automóvel. Além de perguntas mensais fixas sobre a evolução e as perspetivas do mercado automóvel, integra perguntas mais específicas, sobre o mix de vendas, o investimento das marcas em publicidade e outros aspetos qualitativos do mercado Nesta primeira edição, com dados recolhidos na última semana de outubro, o Barómetro recolheu as opiniões de representantes de 21 das 25 marcas mais vendidas do mercado, representativas de 87% do total do mercado.]]>