What’s Next 2035: Tendências comportamentais (parte 3 de 4)
Opinião de Luis Rasquilha, CEO do Ecossistema Inova. Board Member/Non Executive Diretor (NED) da Mercur e da NTT Data Brasil. Advisor na AMARNA VIDA (Irlanda). Conselheiro da Diáspora Portuguesa. Professor convidado na FIA, FDC, Hospital Albert Einstein e ESALQ/USP. Colunista do MIT Sloan Review Brasil e Executive Digest Portugal.
Nos artigos anteriores apresentei as Forças Motrizes e as Mega Tendências que dão corpo e direção ao Relatório de Tendências Direção 2035. Pode consultá-los aqui:
https://executivedigest.sapo.pt/opiniao/whats-next-2035-parte-1/
https://executivedigest.sapo.pt/opiniao/whats-next-2035-megatendencias-parte-2-de-4/
Este artigo dá continuidade ao tema com a apresentação das 30 Tendências Comportamentais separadas por cada força motriz, relembradas abaixo:
- Tecnologia & Conectividade;
- Ambiente & Clima;
- Política & Economia;
- Social & Humano;
- Saúde & Bem-estar;
- Educação, Empresas e Negócios.
Para cada Força Motriz existe um grupo de Tendências Comportamentais que são apresentadas abaixo:
Tendências Comportamentais para Tecnologia & Conectividade
- Nômades Digitais: Crescem nos mercados profissionais aquelas pessoas que não há o “ir ao escritório”, tão pouco o cumprimento do expediente normal. Usando mochilas e pastas modernas, com um ar informal, abandonando gravatas e ternos, adotando roupas leves e confortáveis e impulsionados pela conexão eles trabalham quando e onde querem e precisam. Um estilo de trabalho e de vida fundamentalmente urbano e digital, que traz consigo novos e diferentes padrões de mobilidade e de hábitos de alimentação, relacionamento e consumo continua moldando uma nova forma de trabalhar.
- Encapsulamento: Conceito criado por Faith Popcorn nos anos 70 (Cocooning), quando se referiu ao maior tempo que as pessoas passariam dentro de casa, esta Tendência expressa agora um comportamento mundial. Por decisão, obrigação, recomendação, vontade ou consciência as pessoas estão mais dentro de suas casas, trabalhando, estudando, se informando e adotando novos comportamentos de vida e relacionamento, dando finalmente sentido ao conceito de encapsulamento.
- Convergência Tecnológica: Tudo na palma da mão possibilitado pelo crescimento dos apps e pela democratização do acesso à internet e do uso de smartphones e tablets, possibilitam uma total convergência de acesso e utilização das possibilidades tecnológicas que existem alargando a conexão entre pessoas e mudando os paradoxos de comportamento.
- Conectividade Permanente: Vivendo uma verdadeira revolução de conectividade e tecnologia tudo caminha de forma convergente e permanente na palma da nossa mão. Vivemos nossas vidas e trabalhos dobrados sobre uma tela de smartphone ou laptop estando permanentemente conectados com os demais e garantindo que temos tudo o que necessitaremos à distância de um click. O www de world wide web deu lugar ao www de what we want, tal é cada vez mais a facilidade de aceder e compartilhar tudo. As idas ao banco, médico, supermercado, escola ou mesmo trabalho têm sido gradualmente substituídas por apps que nos resolvem tudo e nos facilitam universalmente a vida. Caminhando para um mundo 100% conectado, esta dependência assumirá cada vez mais importância e será o fator diferenciador entre marcas e na escolha das soluções diárias.
- Instantaneidade e Imediatismo: O conhecimento humano em 1900 dobrava a cada 100 anos; Em 1945 a cada 25 anos; Em 2014 a cada 12 meses e em 2020 a cada 12 horas. É fácil prever que tudo será cada vez mais rápido e instantâneo, transformando a realidade que conhecemos numa enorme realidade líquida. Os nossos limites de paciência e espera reduzem à medida que este mundo acelera, elevando o nível de exigência para com empresas, permitindo cada vez menos que estas gastem o nosso tempo com coisas desnecessárias na prestação de serviços. O tempo é cada vez mais precioso e por isso qualquer momento de espera precisa ser recompensado com algo absolutamente único e relevante. Sem tempo a perder a busca faz-se pelo mais rápido, embora nem sempre pelo melhor.
Tendências Comportamentais para Ambiente & Clima
- EcoSustentabilidade: EcoSustentabilidade é a consciência de que ser “eco” não é suficiente para preservar o planeta e é necessário ir além da ideia de conservação da natureza e preocupar-se especialmente com a humanidade e a sua relação com o meio ambiente. Sustentabilidade é a palavra de ordem nas iniciativas empresariais e políticas que influenciam as mudanças no comportamento e ações em diversas áreas.
- Posse vs. Uso: Reforçando o conceito de economia circular assistimos a uma alteração dos modelos de negócio/consumo abandonando-se a vertente puramente consumista para a doção de modelos mais sustentáveis de uso (em detrimento da mera posse) que tem feito emergir novos conceitos de negócio como soluções por assinatura ou soluções (mais) compartilhadas.
- Mindset Verde: Uma atitude que se revê em comportamentos de maior preocupação com a correta produção, armazenagem e descarte de recursos em escala e seus impactos na cadeia de valor, que tem sido alvo do escrutínio apertado da sociedade e do mundo em geral.
- Biodiversidade: Refere-se à variedade de vida na Terra, incluindo a diversidade de espécies, genes, ecossistemas e os processos ecológicos que os mantêm. Ela abrange todos os seres vivos, desde microorganismos, plantas e animais, até os ecossistemas que eles formam, como florestas, oceanos, desertos e áreas urbanas. A biodiversidade é essencial para o equilíbrio dos ecossistemas, fornecendo serviços ecológicos cruciais, como a purificação da água, polinização de plantas, regulação do clima, e a ciclagem de nutrientes. E esta realidade alinhada com o Mindset Verde vem pautando os comportamentos das pessoas na cobrança das empresas e na adoção de práticas mais sustentáveis
- Movimentos Migratórios: Diz respeito ao deslocamento crescente de pessoas de um lugar para outro, seja dentro de um mesmo país (migração interna) ou entre países diferentes (migração internacional). Esses movimentos podem ser temporários ou permanentes e são motivados por uma variedade de fatores, incluindo razões econômicas, sociais, políticas, ambientais e pessoais. Não sendo algo novo tem ganho bastante visibilidade (através das redes digitais) o fato de grandes massas de pessoas se deslocarem e com isso mudarem o p6endulo económico e mesmo social de regiões e países. A Europa tem sido um bom exemplo da chegada constante de pessoas de regiões mais desfavorecidas que em busca de melhores condições e que têm alterado forças de trabalho e mesmo dinâmica sociais e políticas de países.
Tendências Comportamentais para Política & Economia:
- Participação (+) Ativa: Impulsionada pelas gerações jovens cresce a participação de todos nos grandes temas do mundo, exigindo resultados, cobrando ações, mas também ativamente realizando iniciativas que tentam equilibrar os pratos e reduzir os problemas gerados por tempos antigos e ultrapassados.
- Maior Exigência e Cobrança: Não só feito pelas gerações mais novas (mas sem dúvida impulsionadas por elas) cresce de forma inquestionável a cobrança por atitude a ações que se preocupem com mais a humanidade e com planeta.
- Fear Uncertain Doubt (FUD): O mundo VUCA (em inglês) significa o mundo em mudança acelerada e com destino incerto. A sigla VUCA de volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity) tem assumido relevância nas análises do momento. Mas quando olhamos o futuro e o cruzamos com a forma como temos sido formatados pela sociedade da 2ª Revolução Industrial encontramos invariavelmente três sentimentos: Medo (Fear): “sentados” em nossas zonas de conforto assistimos a inúmeras mudanças que, pela sua velocidade e impacto, nos deixam ansiosos e pensativos sobre a nossa capacidade de lidar com toda a transformação futura; Incerteza (Uncertain): a velocidade da mudança gera sempre a incerteza de quais impactos e resultados obteremos ao adotar a mudança e se conseguimos lidar com ela; Dúvida (Doubt): cresce a dúvida se estamos caminhando para tempos melhores ou piores e como nos devemos adaptar a eles garantindo alguma segurança.
- Economia Circular: Um dos mais fortes comportamentos presentes, a economia circular é um modelo econômico sustentável que busca minimizar o desperdício e maximizar o uso eficiente de recursos. Em vez de seguir o padrão tradicional de “extrair, usar e descartar” da economia linear, a economia circular propõe um ciclo contínuo de reutilização, reciclagem e regeneração de materiais e produtos. Tendo como objetivo manter os recursos em circulação o maior tempo possível, reduzindo o impacto ambiental e promovendo maior sustentabilidade tem inspirado nas gerações comportamentos verdadeiramente transformadores.
- Globalização: Representa o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. O principal destaque dado pela globalização está na integração digital e de mercado existente entre os países. A globalização permitiu maior conexão entre pontos distintos do planeta fortalecendo a ideia de um mundo globalizado onde tudo está interligado. Motivada pela conexão e sua adoção pelas pessoas, a velocidade com que tudo acontece é cada vez maior. Ao estarmos mais conectados em rede também conseguimos ter cada vez mais poder. Uma pessoa sozinha tem determinada influência, mas quando se junta ao grupo ganha um poder imparável.
Tendências Comportamentais para Social & Humano:
- Intergeracionalidade: Com o aumento da expectativa de vida e consequentemente da demografia (mais gente no mundo durando mais tempo) crescem situações de coexistência geracional. A intergeracionalidade refere-se à interação, conexão e troca de experiências entre diferentes gerações. Esse conceito reconhece que, em uma sociedade, coexistem várias faixas etárias, cada uma com suas características, valores, conhecimentos e perspetivas únicas. Ela desempenha um papel significativo em várias esferas da sociedade através da crescente conexão entre diversas gerações.
- Multiculturalismo: O Multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. Com a elevada mobilidade humana vivemos momentos em que massas de pessoas se deslocam entre países e continentes, estabelecendo laços com as pessoas dos destinos onde chegam.
- Humanismo, P2P e Solidariedade: As transformações do mundo têm dado ao mundo um maior protagonismo aos temas do humanismo e solidariedade com o próximo. A chegada de “tsunamis” constantes tem despertado iniciativas de apoio e compartilhamento que se sucedem. Em um mundo tecnológico algo inimaginável tem vindo a suceder: a maior consciência e preocupação com o outro dando sentido à expressão: o futuro do ser humano é ser humano. E esse fenómeno aumentou a nossa consciência para a um novo modo vida, o P 2 P – Person to Person (ou Peer 2 Peer) onde endosso e confiança são a base de decisão.
- Nostalgia: A importância de nos rodearmos de símbolos, imagens e histórias que contem uma história que gere identificação e envolvimento cresce e a necessidade de nos ligarmos ao imaginário, aos sonhos e histórias ganha força. A necessidade de resgatar o passado para nos resguardar de um presente que – em muitos casos – pode ser “homogeneizado” e “industrializado” em excesso, e, quase sempre, incerto recorrendo a referências estéticas ou ‘recordações’ fortes, que vêm dar um novo valor às experiências atuais, criando-nos, assim um “porto seguro” nos tempos de incerteza e de desconfiança atuais tem mostrado ser um caminho para a diferenciação.
- Compartilhamento: Quando o conhecimento se massifica todos contribuem com a sua visão ou perspetiva, agregando mais ao todo. Fica cada dia mais fácil aceder informação que quando junta constrói uma nova forma de conhecimento. E hoje não podemos deixar de considerar colaboradores, parceiros, fornecedores, professores, clientes, amigos e todos quantos coexistem com a nossa empresa, sabendo que em cada um deles estará parte de uma solução.
Tendências Comportamentais para Saúde & Bem-estar:
- Wellthy (wellness & healthy): Saúde e bem-estar, longevidade e felicidade são fundamentais. Os benefícios são óbvios e ‘’mente sã em corpo são’’ permite que se possa enfrentar com outra garra as adversidades dos tempos modernos. As fontes do estresse diário são muitas e é prioritário ter formas e meios de o combater. A promoção e o monitoramento permanentes de práticas e estilos de vida mais saudáveis são fortemente disseminadas, com recurso às tecnologias de informação e a um mundo cada vez mais interligado em busca de felicidade utilizando as tecnologias de informação e o um mundo cada vez mais interligado. Partilham-se histórias, experiências, técnicas, dietas, planos de treino, etc.; tudo o que promova a vitalidade é bem-vindo! Um mundo mais Wellthy (junção de Wellness e Healthy) cresce como contraponto e busca de equilíbrio ao mundo conectado e vivido em permanente aceleração.
- Relax & Espiritual: Este movimento vai muito além da questão de relaxamento, traduzindo-se numa necessidade mais básica para viver em equilíbrio. A vida é cada vez mais estressante e emocionalmente exigente. Os níveis de estresse no trabalho nunca foram tão altos e a busca por soluções de relaxamento e melhoria da qualidade de vida nunca foram tão importantes na vida das pessoas. Seja uma pausa diária, um retiro ou mesmo uma forma de vida, a busca pelo equilíbrio e pelo desacelerar do mundo conectado ganhou adeptos e está aberto inúmeras oportunidades de negócio. O maior desafio hoje é conseguir viver em equilíbrio com tantas demandas e iniciativas que nos aceleram a vida e o cérebro.
- Busca pela Felicidade: Um sentimento que se afirmou com a pandemia e que saiu reforçado no sentido em que há uma maior consciência de desejo de fazer coisas que nos façam bem e nos deixem felizes. A mudança de século, a massificação tecnológica e o emergir das novas gerações tem reforçado a questão emocional como crítica da performance, saúde e bem-estar. Antes de qualquer coisa somos humanos e humanos querem-se felizes.
- DIY: DIY (do it yourself, ou o faça você mesmo) como parte do comportamento, que demonstra uma mudança na forma de relacionamento com marcas e empresas onde quem decide o que compra, seleciona, recomenda e endossa é o consumidor.
- Adaptabilidade Permanente: É a capacidade contínua de indivíduos, organizações e sistemas de se ajustarem rapidamente às mudanças e desafios de maneira ágil e eficaz. Ao contrário de uma adaptação pontual, que ocorre em resposta a uma mudança específica, a adaptabilidade permanente envolve estar em um estado constante de prontidão para responder a inovações, mudanças nas condições do mercado, avanços tecnológicos e alterações sociais, políticas ou ambientais. É um processo contínuo de aprendizado, inovação e evolução. Flexibilidade, resiliência, capacidade de se recuperar rapidamente de dificuldades ou fracassos, aprendizado contínuo e inovação são conceitos que têm pautado o comportamento humano de forma contínua e regular.
Tendências Comportamentais para Educação, Empresas e Negócios:
- Colaboração: É o comportamento do momento. Não há super-heróis isolados, mas sim heróis que trabalham juntos, compartilham conhecimento e ideias e que conjuntamente desenvolvem soluções ajustadas aos contextos em que se vive. Capacitar para o trabalho colaborativo ajudará a ultrapassar as barreiras que se avizinham.
- Segurança Psicológica: A segurança psicológica diz respeito a um ambiente detentor de um clima no qual as pessoas se sentem confortáveis para falarem as suas opiniões, compartilharem experiências e ideias. Dessa forma, todos ficam tranquilos e seguros para se expor diante de outros colaboradores ou amigos, algo cada dia mais importante quando se trata de inovar ou apenas lidar com os contextos de mudança que estamos vivendo.
- Trabalhabilidade: Um conceito que tende a ilustrar um comportamento de adaptação ao um novo mundo e a um novo contexto principalmente profissional, onde o trabalho tem um significado e uma importância, para os indivíduos e para a sociedade como um todo, e transcende o meramente econômico ou financeiro. O trabalho é uma atividade humana central, fundamental para a autorrealização e coesão social. O cenário atual é caracterizado pela autogestão na qual a pessoa e não a organização, passa a ter controle da carreira. Trabalhabilidade representa a busca do sucesso psicológico em oposição ao sucesso definido por valores externos e Isso reflete em um profissional flexível, que valoriza a liberdade e acredita em aprendizado contínuo, estabelecendo prioridades e objetivos e buscando recompensas intrínsecas ao trabalho, sendo o sucesso definido com base em critérios próprios.
- Lifelong Learning: Também definido como educação continuada, educação permanente ou aprendizagem ao longo da vida, refere-se ao processo de atualização e aprimoramento constante dos conhecimentos, habilidades e competências de profissionais em suas áreas de atuação. Essa prática envolve a busca contínua por novos conhecimentos, seja por meio de cursos, workshops, treinamentos ou outras formas de aprendizado. Um comportamento crescente pela necessidade der adaptação a que estamos sendo expostos de forma permanente.
- Protagonismo: O ‘’ser parte ativa’’ de forma responsável ganhou o mundo. Temos uma missão e/ou desígnio/chamado que deve ser atendido para fazer a diferença no mundo e com isso, assumir o protagonismo de nossas vidas, carreiras e resultados.
Quadro resumo das Mega Tendências e Tendências Comportamentais por cada Força Motriz: