Segurança e estabilidade nas poupanças e investimentos

Por Carla Quinteiro, Diretora Técnica da MAPFRE Seguros

 

É no final do ano que se fazem balanços e se pensa nos meses que aí vêm.

Considerando o clima de incerteza que paira em todo o mundo, no que a poupanças e investimentos diz respeito, a palavra-chave para as famílias portuguesas deve ser ‘segurança’. Segurança e estabilidade são os principais argumentos para que uma pessoa ou uma família invistam através de uma seguradora.

De facto, a preparação para o futuro é o denominador comum da poupança e do investimento. A viagem para o investimento a médio ou longo prazo começa com o domínio das noções básicas de poupança e com a capacidade de definir produtos para perfis que gostam de arriscar um pouco mais, menos ou nada. A preocupação é sempre a mesma: construir um presente e um futuro financeiro sólidos.

 

  1. Contratos de seguro ligados a fundos de investimento

Uma seguradora pode disponibilizar ICAE (Instrumento de Captação de Aforro Estruturado), que permitem a escolha de fundos de investimento com diferentes perfis de risco – prudente, moderado ou arrojado. Com investimentos relativamente baixo, é possível aceder a uma equipa de gestão profissional e a ativos que, de outra forma, dificilmente estariam ao alcance de investidores particulares. Além do baixo investimento, a rentabilidade pode geralmente ser garantida e adaptada à personalidade de cada investidor.

 

  1. Seguros de vida que também são poupança

Os seguros de vida podem ser investimento, mas também poupança. Na prática, estes tipos de apólices de seguros permitem gerar capital para o futuro de uma forma conveniente com possibilidade de rendimento no curto prazo, entre 2 a 3 anos e com baixo risco. O objetivo deste tipo de seguros é constituir um capital ao vencimento, por exemplo 3 anos após o investimento, com rentabilidade fixa atrativa, mas imune às perdas do mercado financeiro, caso o seguro seja mantido até ao vencimento. Também qualificados como ICAE (Instrumento de Captação de Aforro Estruturado), o objetivo é constituir capital ao vencimento, em caso de sobrevivência da pessoa segura, assim como um capital de falecimento, caso o falecimento desta ocorra durante a vigência do contrato. As suas principais vantagens são, resumidamente, investimento com rendibilidade fixa, imune às perdas do mercado financeiro, caso o seguro seja mantido até ao vencimento; a rendibilidade com um valor atrativo; e o pagamento do capital garantido no vencimento, três anos após o investimento.

 

  1. Investir para a reforma

As previsões no que respeita à reforma que um dia se receberá não são otimistas, e a própria Comissão Europeia indica que, em 50 anos, as pensões podem sofrer cortes de quase 60% relativamente ao último salário. Complementar o rendimento depois da reforma será, por isso, fundamental.

Várias seguradoras têm, por isso, disponível Planos de Poupança Reforma para perfis diversos. Além dos benefícios fiscais para este tipo de produtos (definidos no Orçamento do Estado de cada ano), com este tipo de produtos o cliente pode partilhar um pouco do risco e assim, além dos benefícios fiscais, pode beneficiar de excelentes expectativas de valorização e expectativas de rendimento superiores às soluções tradicionais de capital e taxa garantidos. Numa seguradora que conta com equipas profissionais de gestão de ativos atentas ao que se passa a nível internacional, as oscilações dos mercados não devem ser uma grande fonte de preocupação.

Para os perfis mais conservadores, interessados em constituir, a médio-longo prazo, um complemento para a reforma e garantir o capital investido no vencimento, assim como taxa técnica de juro garantida e definida anualmente, determinados PPR são também uma boa opção.

Em alguns casos, os PPR permitem, além de entrega única, entregas extraordinárias ou mesmo periódicas, adaptando-se às necessidades e possibilidades de cada cliente.

Apesar de ser possível resgatar o valor colocado em PPR antes do prazo definido, neste tipo de solução de poupança como as referidas acima, a estabilidade e cumprimento do prazo é crucial, pois quanto maior for o tempo, menor é o risco de perda de parte do montante investido.

Oferecendo uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam construir um complemento de reforma sólido e confiável, alguns PPR disponibilizados por seguradoras podem ser excelentes aliados na poupança a médio-longo prazo, apresentando condições vantajosas.

Ler Mais