Segurança e eficiência para veículos pesados

Por João Lúcio, responsável de Desenvolvimento da Oferta Euromaster.

No artigo de hoje, alertamos para a importância de manter o sistema de travagem dos semi-reboques em bom estado. As avarias nesta área crítica do veículo podem ter consequências graves, tanto em termos de segurança como financeiras.

Enumeramos alguns dos principais problemas e os seus custos:

• Desgaste das pastilhas de travão: a substituição preventiva das pastilhas, com um custo médio de 120 euros, evita o desgaste excessivo dos discos e das pinças, que pode causar avarias muito mais dispendiosas (entre 1.200 e 2.000 euros).

• Sobreaquecimento dos discos: a substituição dos discos de travão custa em média 400 euros. Se não for feita a tempo, o sobreaquecimento pode provocar a rutura do disco, da pinça, das pastilhas e até do pneu, com custos que podem ascender a 1.800 euros e imobilizar o veículo.

• Bloqueio da roda: a reparação da pinça de travão custa em média 400 euros. Se a roda bloquear, o custo da reparação pode ser de 1.200 a 2.000 euros, além da imobilização do veículo e dos eventuais danos humanos em caso de acidente.

Manutenção preventiva: um investimento que se traduz em poupança

A Euromaster recomenda a realização de revisões preventivas regulares do sistema de travagem dos semi-reboques. Estas revisões, que podem ser feitas sem necessidade de retirar as rodas do veículo, permitem detetar precocemente problemas e evitá-los antes que causem avarias dispendiosas.

Benefícios da manutenção preventiva

Uma manutenção preventiva tem diversos benefícios:

• Redução do risco de avarias: as revisões preventivas permitem identificar e corrigir problemas antes que se tornem graves, evitando avarias dispendiosas e a imobilização do veículo.

• Maior segurança: um sistema de travagem em bom estado garante uma travagem mais eficaz e segura, reduzindo o risco de acidentes.

• Aumento da vida útil dos componentes: a manutenção preventiva ajuda a prolongar a vida útil dos componentes do sistema de travagem, reduzindo os custos de reposição.

• Melhoria da performance do veículo: um sistema de travagem bem cuidado contribui para uma melhor performance do veículo, como por exemplo, uma menor distância de travagem.

As frotas de camiões podem poupar milhares de euros com manutenção preventiva dos pneus. Através de medidas como a rotação dos pneus e a verificação da pressão, as empresas de transporte podem poupar mais de 6.000 euros por ano em custos com pneus, combustível e tempos de paragem.

Programa TireCheck

O programa TireCheck da Euromaster oferece às empresas de transporte um conjunto de soluções para a manutenção preditiva dos pneus, incluindo:

• Rotação dos pneus: distribui o desgaste uniformemente entre os pneus dianteiros e traseiros, aumentando a sua vida útil em 20%.
• Reesculturado: permite que os pneus percorram até 25% mais quilómetros, reduzindo o consumo de combustível.
• Reparação de furos: repara furos sempre que possível, evitando a substituição do pneu.
• Verificação da pressão dos pneus: garante que os pneus estão com a pressão correta, prolongando a sua vida útil e reduzindo o consumo de combustível.

Através da manutenção preventiva e da adoção de programas como o TireCheck, as empresas que utilizam veículos pesados na sua atividade diária podem garantir a segurança dos seus condutores, a eficiência dos seus veículos e a otimização dos seus custos.