Porquê colaborar com criadores? Porque ajuda mais pessoas a descobrir a tua marca

Por Pepa Rojo, Diretora Criativa da Meta Ibéria

 

A estratégia de colaborar com criadores de conteúdo nas redes sociais é muito valiosa para as empresas, mas é preciso saber colaborar com autenticidade e originalidade para alcançar as pessoas certas.

O valor da economia dos criadores cresceu de 1.700 milhões de dólares por ano para 9.700 milhões de dólares em apenas cinco anos.1 Esse facto por si só é motivo suficiente para explorar por que os criadores são importantes, e entender como as empresas podem trabalhar com eles.

As pessoas não entram nas redes sociais para comprar, mas para se divertirem e inspirarem. Estão numa jornada de descoberta. Quando as pessoas estão nessa jornada, descobrem novas marcas e produtos do nada, e os criadores – como membros confiáveis e influentes das nossas comunidades – têm um papel a desempenhar, atuando como guias nessa jornada.

Mas porquê é que as pessoas se sentem atraídas pelos criadores?

 

O atrativo dos criadores

O maior equívoco é que as pessoas acreditam que são atraídas pela notoriedade de um criador, quando na verdade, a chave é a sua originalidade criativa. De dançarinos a maquilhadores, os criadores têm personalidades e habilidades únicas que nos divertem e nos inspiram e, o mais importante, oferecem-nos uma perspetiva original.

Mas, qual a utilidade para as empresas?

Porque nós confiamos nos criadores. Cerca de 63% dos jovens dos 18 aos 34 anos dizem que confiam mais no que um criador diz de uma marca, do que uma marca diz de si mesma.2 Deste modo, os criadores atuam como guias e como uma poderosa ferramenta de descobrimento boca a boca, ajudando-nos a decidir que produtos ou marcas considerar e comprar.

Compraste algo nos últimos 18 meses porque viste num criador e gostaste? Não se trata de um caso isolado. Na verdade, 82% das pessoas descobrem produtos e marcas por meio do conjunto de aplicações Meta.3

 

As empresas e os criadores podem trabalhar juntos

Entendemos por que as pessoas se envolvem com os criadores, mas como é que as empresas podem realmente aproveitar isso como uma ferramenta útil de marketing?

A chave é a narrativa, o storytelling. O conteúdo criado por uma marca deve ganhar o seu lugar nas redes sociais. Tem que ser chamativo, atraente e divertido. As empresas devem encontrar criadores que aproveitem efetivamente o poder do storytelling para a sua marca. Por exemplo, 82% das pessoas testariam, comprariam ou recomendariam uma marca quando o conteúdo é “inspirador”.4 Não basta a popularidade do criador, a confiança adquirida ou uma audiência muito comprometida. Trata-se da forma como o criador entrega a informação. Este conteúdo criativo é crucial para o sucesso da marca. Num estudo recente de mais de 160 campanhas de vendas de produtos impulsionadas por criadores, encontramos uma correlação com anúncios em que o criador usou alguma forma de “entretenimento de demonstração” para contar a história do produto de uma maneira divertida para envolver os clientes.5

Quando as empresas trabalham com criadores de conteúdo pago, têm um trabalho diferente do conteúdo orgânico. O conteúdo pago pode ser partilhado com um orçamento que o ajuda a alcançar um público muito maior do que a própria rede do criador. Como esse conteúdo atinge novas pessoas, a criatividade é tão importante como o criador que o entrega. É por isso que precisa de se concentrar na arte do criador: uma boa publicação prevê 67% mais sentimento positivo da marca do que um criador simpático.6

Isto afeta a maneira como as empresas trabalham com os criadores: têm de deixar espaço para os criadores fazerem o que sabem fazer. Se uma marca tentar torná-los uma extensão da sua campanha de marca, a colaboração perderá o seu superpoder: autenticidade. O poder de um criador reside no facto de que a sua voz e opinião são autênticas para ele, não uma cópia de outra coisa.

As empresas podem trabalhar com os criadores dessa maneira durante toda a jornada da compra. A eficácia dos criadores não se limita a um único momento do processo de compra. Quando usado em conjunto com outros métodos de marketing, os criadores podem ajudar a aumentar o reconhecimento da marca, a favorabilidade, inspirar a intenção de compra e impulsionar as conversões.

Como se pode encontrar um criador?

O marketing dos criadores é uma mistura de arte e ciência, mas acima de tudo arte. Portanto, não há uma fórmula fácil para encontrar o criador certo, mas existem algumas maneiras diferentes de pensar em encontrar a pessoa certa para o seu negócio que funcionam em três categorias principais.

A categoria “fit” é o mais comum. Por exemplo, se fores uma marca de beleza, desejarás colaborar com um criador de beleza ou, se fores uma marca de videojogos, desejarás fazer parceria com um criador de videojogos. Esse tipo de colaboração funciona bem para produtos que se beneficiam da experiência do criador com o assunto específico, pois podem mostrar como um produto funciona ou falar sobre ele em profundidade para conseguir uma venda.

Se quiseres experimentar um pouco além do teu território, pensa num “lifestyle fit”, começando pelo teu produto e o tipo de pessoa que poderia usá-lo. Por exemplo, se é um serviço de impressão de fotos, um criador com experiência na área de design de interiores pode ser a solução. Este nível de colaboração ainda será atraente para um público interessado na sua marca.

Por fim, há o “craft fit”. Essa abordagem geralmente leva à criatividade mais inesperada e gratificante. Imagina uma marca de cerveja a colaborar com um graffiter, ou com uma marca de calçado que se associa a drag queens. As colaborações do tipo artesanal têm a capacidade de impulsionar a marca em novas direções, por isso geralmente são ótimas para construir uma personalidade de marca, mesmo enquanto impulsionam as vendas.

O mundo dos influenciadores está em constante crescimento. De facto, prevê-se que cresça mais 4.100 milhões de dólares somente neste ano 1. Faz parte deste movimento envolvente e criativo e explora as novas fronteiras de influência. Agora é a hora de encontrar criadores que vão agitar a tua marca e ajudar novos públicos a descobrir os teus produtos.

 

 

  1. The State of Influencer Marketing 2021: Benchmark Report, Agosto 2021, https://influencermarketinghub.com/influencer-marketing-benchmark-report-2021/
  2. FBIQ Source: “Discovery-Led Shopping Study” por GfK.
  3. 2019-20 Edelman Trust Barometer Special Report: In Brands We Trust. Global Media Consumer Research Study, Platforms by Ipsos Marketing, 11/2020
  4. Estudio de Facebook realizado por Kantar.
  5. Datos internos de Creative Shop – 160 anuncios de IG. Facebook Gamma Score.
  6. Encuestas sobre el sentimiento de los consumidores (3.871 encuestados que vieron anuncios de contenido de marca de Facebook, 2018-2019)
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