Para um problema mundial, a solução pode ser portuguesa

Por João Rangel, Médico Dentista na Malo Clinic Lisboa

Ainda que muitos não tenham essa noção, Portugal é um dos países mais inovadores do mundo. Da Via Verde à bengala eletrónica para cegos ou aos elevadores manuais para cadeiras de rodas, os portugueses são pioneiros de algumas das invenções mais úteis do mundo, especialmente no ramo da saúde e, da experiência que tenho, da saúde oral.

Atualmente, quase metade da população mundial sofre de doenças e problemas orais. Estes são dados da Organização Mundial de Saúde, que revelam que cerca de 3.5 mil milhões de pessoas por todo o mundo têm problemas dentários, como doenças orais ou a própria ausência de dentes. Com impactos a níveis físicos, psicológicos e emocionais, este é, atualmente, um dos maiores problemas de saúde que a população enfrenta. Face a este problema, acredito que a solução possa ser portuguesa.

Portugal está, sem dúvida, na vanguarda das inovações do ramo da medicina dentária, determinado em resolver problemas de saúde oral por todo o mundo. De facto, a aposta na investigação científica tem vindo a ser um importante motor para o desenvolvimento do setor, permitindo que novos tratamentos e soluções tenham resultados mais promissores e procedimentos cada vez menos demorados. São exemplos disso tecnologias como a Computer- Aided Design (CAD), utilizada na produção de próteses dentárias, que cria digitalmente os modelos 3D antes destas serem fabricadas, ou ainda soluções como a telemedicina dentária, particularmente importante durante o período pandémico, que permite realizar consultas e acompanhamentos remotamente, melhorando o acesso a milhares de pacientes aos cuidados dentários.

Hoje, já é também possível recuperar a totalidade da dentição em menos de três horas e planear a reabilitação de um paciente que esteja do outro lado do mundo. O All-on-4® Digital Workflow é um protocolo de tratamento desenhado por mim e pelo meu colega João Martins, que cientes da realidade portuguesa – e mundial – da falta de dentição, combinámos tecnologias como a imagiologia, o design de produto e a impressão 3D para que o conceito de reabilitação All-on- 4® pudesse ser realizado de modo totalmente digital. Deste modo, o tratamento é mais rápido, cómodo e previsível, alcançando resultados igualmente duradouros e esteticamente naturais. Esta é, sem dúvida, uma das inovações de que mais me orgulho, por saber que está já a mudar vidas e a contribuir para a evolução de uma área tão importante, não só a nível nacional, mas também mundial.

O ramo da saúde oral tem vindo a crescer, fruto da determinação em aliar a inovação às soluções que desenvolvemos. Por esse motivo, num dia em que falamos de produtos e serviços que são criados por nós, parece-me pertinente destacar este campo onde temos sido absolutamente revolucionários. Para um problema que é de todos, acredito mesmo que temos aqui, em Portugal, os profissionais e as soluções certas.

Ler Mais