Os segredos de um bom investimento imobiliário
Por Adriano Nogueira Pinto, Diretor Coordenador Nacional da DS PRIVATE
O investimento imobiliário sempre foi um dos mais atrativos e um dos mais seguros, onde os riscos de perdas podem ser minimizados se tiver em atenção e conhecer bem alguns segredos para fazer os negócios mais lucrativos.
O interesse pelo investimento imobiliário em Portugal não se verifica só a nível nacional. Os estrangeiros sentem-se cada vez mais atraídos pelos imóveis dos centros urbanos do Porto e Lisboa, mas consideram também outras localizações. Portugal é visto como um país pacífico e favorável para criar família ou ter uma casa de férias.
Neste sentido, para que consiga um investimento imobiliário vantajoso deverá ter em atenção vários aspetos.
A tecnologia é algo que fará valorizar o imóvel, pelo que quando estiver a pesquisar imóveis para investir, pondere uma aposta no imobiliário premium e tenha em consideração a presença de sistemas de automação e domótica, tais como sistemas inteligentes como controlo de iluminação, segurança, climatização e gestão de energia; A existência de infraestruturas como ginásio, piscina e áreas verdes são sempre atributos que valorizam muito o imóvel.
Deverá ter atenção aos custos “invisíveis” dos imóveis. O preço não é o único custo a ter em conta. É necessário considerar também os encargos com seguro multirriscos; Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI); Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas (IMT); Taxas de juro e spread (no caso de recorrer a um crédito à habitação); Manutenções, reparações ou condomínio.
É importante incluir estas despesas na sua análise financeira para ter uma visão completa dos gastos e garantir a rentabilidade do investimento imobiliário.
Além disso, é importante conhecer as tendências do investimento imobiliário. Através da internet pode analisar e descobrir quais os imóveis mais atrativos em cada momento. Um estudo alargado do mercado em que queira investir é meio caminho andado para fazer um investimento imobiliário mais inteligente e lucrativo. A localização, o potencial de desenvolvimento, aspetos legais e regulatórios são fatores a ter em conta, pois podem ter um impacto direto na rentabilidade de um investimento imobiliário. Ao investir em imóveis é necessário estar atualizado sobre as tendências para ajustar estratégias de negócio. Só assim se podem maximizar os lucros e diminuir os riscos.
Por último, deve calcular riscos e estabelecer metas e prazos. Antes de avançar para um investimento imobiliário é importante estabelecer metas claras e um prazo para o retorno dos fundos do investimento. Deve também fazer uma boa gestão de risco, avaliando a volatilidade do mercado e possíveis imprevistos. Para isso, prepare-se para lidar com possíveis contratempos ou mudanças inesperadas nas condições do mercado. Esta estratégia pode incluir uma reserva financeira adequada, por exemplo. Procure a orientação de profissionais experientes no mercado imobiliário. Esta base de apoio pode fornecer insights valiosos, ajudando a avaliar riscos e a tomar decisões.
Lembre-se que o risco está sempre presente no mercado imobiliário. Aqueles que avaliam cuidadosamente as condições antes de avançar estão mais próximos de alcançar o sucesso.