O poder transformador dos dados no setor industrial

Por Rui Faria Pereira, Data & Analytics Manager da NTT DATA Portugal

No panorama atual do setor industrial, os dados assumem uma posição bastante importante no que toca à manutenção da inovação, eficiência e competitividade das empresas. À medida que navegamos nas complexidades dos processos industriais modernos, três tendências de dados surgem como fundamentais para moldar o futuro.

Dados e Inteligência Artificial (IA)

A fusão de dados e IA representa um ponto de transformação no setor industrial. A capacidade da IA para analisar grandes quantidades de dados em tempo real está a revolucionar os processos tradicionais, abrindo caminho para uma otimização e ganhos de eficiência sem precedentes. Esta tendência não é apenas um avanço tecnológico; é uma mudança de paradigma que exige atenção e ação. Adotar a IA em conjunto com os dados não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para os intervenientes industriais que se esforçam por se manter competitivos. O potencial da IA para estimular a manutenção preditiva, otimizar as cadeias de fornecimento, melhorar os processos de produção e elevar a experiência dos clientes é imenso. Aqueles que não conseguem tirar partido da IA arriscam-se a ficar para trás num mundo cada vez mais orientado para os dados.

Dados em tempo real

A utilização de dados em tempo real no setor industrial tornou-se indispensável, ajudando a uma tomada de decisão mais rápida e ao aumento da eficiência operacional. No setor da Indústria têm-se falado muito no conceito de Control Tower, que depende diretamente dos dados em tempo real ou quase em tempo real. A adoção de Control Tower, permite às organizações ter uma monitorização e gestão centralizada, que facilita a coordenação de operações complexas em ambientes industriais, nomeadamente ao nível da cadeia de abastecimento, processos de produção e logística. Ao consolidar dados (estruturados e não estruturados) de múltiplas fontes numa única plataforma, é possível obter insights em tempo real, que permitem a tomada de decisões rápidas e informadas. A integração destas capacidades de dados em tempo real não é negociável para as empresas industriais que procuram prosperar no atual ambiente acelerado. As informações fora de tempo levam à perda de oportunidades e ineficiências que podem ser desastrosas em mercados competitivos. Ao aproveitarem os dados em tempo real, as organizações podem desbloquear novos níveis de capacidade de resposta e agilidade, posicionando-se como líderes nos seus respetivos domínios.

Qualidade e governação dos dados

A qualidade dos dados é primordial no contexto atual e futuro. Sem dados exatos e fiáveis, os algoritmos de IA e as análises em tempo real mais sofisticadas tornaram-se inúteis. Além disso, à medida que a tomada de decisões baseadas em dados se torna mais predominante, a importância de estruturas robustas de gestão de dados não pode ser ignorada. As organizações devem dar prioridade à qualidade e à gestão de dados como pilares fundamentais das suas jornadas de transformação digital. Isto implica investir em processos de limpeza, validação e enriquecimento de dados, para melhorar a integridade e a utilidade dos seus ativos.

Em conclusão, a convergência de dados e tecnologia apresenta oportunidades sem paralelo para o avanço industrial. No entanto, a concretização de todo o potencial destas oportunidades requer um compromisso deliberado e inabalável para adotar estes métodos. As organizações que incorporarem estas tendências de dados poderão traçar o caminho para o crescimento sustentável e para a diferenciação competitiva. Pelo contrário, as que permanecerem estagnadas arriscam-se a ficar obsoletas num mundo cada vez mais orientado para os dados.  Apesar disso, surgem sempre desafios, nomeadamente, ameaças à cibersegurança, conformidade regulamentar e considerações éticas a que as organizações têm de prestar atenção para poderem desbloquear todo o potencial dos dados.

 

 

Ler Mais