O impacto da tecnologia na prestação de cuidados de saúde

Por Eduardo Antunes, Administrador Executivo da Glintt Global, responsável pela Glintt Life – área Hospitalar

A área da saúde é, por excelência, um setor altamente humanizado, que concentra todos os seus esforços na missão de assegurar o bem-estar integral de cada pessoa. Num meio que se faz de pessoas para pessoas, a tecnologia assume-se hoje como uma ferramenta de convergência vital entre o que são as necessidades dos doentes, para obterem os cuidados de que precisam, e as necessidades dos profissionais de saúde para exercerem a sua atividade de forma sustentada, integrada, humana e eficaz.

Além dos avanços científicos e tecnológicos que têm possibilitado diagnósticos e tratamentos verdadeiramente transformadores, a transição digital da saúde procura otimizar a 360º todo o seu ecossistema, facilitando o acesso a cuidados médicos, aumentando a segurança dos cuidados, unindo pessoas, reduzindo distâncias e agilizando processos e recursos que libertam os profissionais de saúde para a sua maior missão: cuidar dos seus doentes.

Ao falarmos de uma saúde tecnológica, ao contrário do que inicialmente se pensava, falamos de uma saúde cada vez mais humanizada. O foco dos cuidados de saúde vai muito além da cura e dos tratamentos, e implica também ouvir e acolher cada vez melhor os doentes. Alguns estudos internacionais, realizados neste sector, referem que cerca de metade dos inquiridos consideram que as maiores oportunidades para inovar na saúde estão na área de assistência e receção ao paciente.

Se a pandemia de Covid-19 se assumiu como um verdadeiro acelerador do avanço tecnológico dos serviços de saúde, do qual são claros exemplos as teleconsultas, a digitalização das receitas médicas ou o serviço Saúde 24, a palavra-chave para a transformação tecnológica que se vive atualmente neste sector em Portugal e no mundo é proximidade, através de uma visão de saúde interconectada, que coloca a tecnologia ao serviço das pessoas e da sociedade para prestar cuidados cada vez melhores e mais acessíveis.

Envolvidos num ambiente de constante e elevada pressão, os profissionais de saúde contam hoje com soluções e serviços integrados, flexíveis e altamente especializados que permitem responder a diferentes fluxos e níveis de trabalho através de soluções modulares e/ou automatizadas, com escalabilidade, agilidade e rapidez, cujo impacto se reflete positivamente naqueles que hoje honramos: os doentes.

Desde a admissão até à alta, passando pela área clínica, enfermagem, farmácia hospitalar e laboratórios, entre outros, a tecnologia está cada vez mais presente em toda a experiência clínica, quer seja em hospitais, clínicas, centros de saúde, misericórdias, ou outras entidades deste sector, aportando valor a todos os níveis, procurando servir cada vez melhor quem a eles recorre e quem neles trabalha.

Todas as entidades que atuam neste setor trabalham num ecossistema de redes tecnologicamente complexas, no qual os profissionais desempenham um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde digitais. Para alcançarem melhores resultados precisam de ter acesso a soluções e serviços digitais tecnológicos ágeis e especializados.

A tecnologia não pretende desumanizar os cuidados de saúde, pelo contrário. Os avanços tecnológicos procuram dar espaço às pessoas e às relações entre elas, dar espaço para que o cuidado, o toque e a escuta se concretizem, porque a cura vai muito além do tratamento. Para que os cuidados se façam de prevenção, diagnóstico atempado e presença, a presença humana que transforma e conforta quem mais precisa tem necessariamente de estar presente.

Que o caminho de inovação que estamos a percorrer continue a colocar o ser humano no centro de toda a experiência, melhorando vidas e, consequentemente, contribuindo para melhorar e transformar toda a sociedade.

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