De prestadores de serviços a parceiros estratégicos: o caminho para o sucesso das equipas de TI

Por Laura Fernandes, IT Chief Operating Officer na Natixis em Portugal

A transformação digital é uma realidade inegável nos dias de hoje. Empresas de todos os setores estão a embarcar na jornada da inovação tecnológica, posicionando as equipas de Tecnologia da Informação (TI) como impulsionadoras do negócio. No entanto, muitas equipas ainda lutam contra a perceção de serem encaradas como prestadores de serviços técnicos. E se as equipas de TI estiverem ao lado do negócio, como parceiros estratégicos, capazes de moldar o futuro das organizações?

Estas equipas possuem um conhecimento privilegiado dos processos e das tecnologias que os sustentam. Estes profissionais têm uma visão holística da operação e estão perfeitamente posicionados no sentido de colaborar na definição da estratégia e contribuir para a tomada de decisões. O paradigma está a mudar; uma equipa de TI pode e deve ser envolvida na definição da estratégia e na tomada de decisão. No entanto, tal requer um esforço conjunto, tanto dos líderes, como dos profissionais de TI. Como podemos construir essa ponte?

Nos últimos dez anos, temos assistido a uma evolução do papel e da visão da atividade dos líderes TI nas organizações. Há já cerca de dez anos, o estudo Why CIOs should be business-strategy partners, da McKinsey Company, referia que as empresas deveriam capacitar e exigir que os seus CIOs desempenhassem um papel mais significativo na definição da estratégia empresarial. A transição envolve deixar de lado a mentalidade de fornecedor e avançar para uma liderança de TI integrada na estratégia global, e que contribui positivamente para a inovação e o desenvolvimento da empresa.

A evolução tem acontecido e cada vez mais os cargos administrativos compreendem o valor que um CIO pode aportar à tomada de decisão sobre a forma como a tecnologia pode ajudar a impulsionar o negócio. De acordo com o The 2024 State of the CIO Study, atualmente, cerca de 85% dos profissionais sentem que se estão a tornar um agente de mudança e a liderar cada vez mais as iniciativas empresariais e tecnológicas.

Os líderes desempenham um papel fundamental, pois podem ser catalisadores da transformação, inspirando e promovendo uma cultura de parceria entre o negócio e TI, mas, para tal, é essencial fortalecer um ambiente de colaboração, com momentos de discussão e tomadas de decisões conjuntas.

Da minha experiência, há uma diferença notória na abordagem e nas soluções quando a equipa de TI participa ativamente na discussão dos requisitos. Enquanto os especialistas em negócios entendem as necessidades, a equipa de TI contribui com insights sobre a viabilidade técnica da solução proposta. A seleção das ferramentas tecnológicas pode variar, para as mesmas necessidades, devido à lógica do sistema sob os quais será desenvolvida a solução e esse discernimento é fornecido pela equipa de TI. Por exemplo, a produção de uma bebida, envolve, não só processos de produção e logísticos (tais como a aquisição da matéria-prima, produção e engarrafamento), mas também processos financeiros e de controlo do custo. Para responder a estas necessidades específicas é, frequentemente, necessário recorrer à integração de vários softwares, com diferentes tecnologias, ou à utilização de frameworks para adaptar o software. Isso requer a colaboração de especialistas técnicos e financeiros para garantir que a solução é adequada e eficaz em todos os aspetos do negócio.

Apesar do papel fundamental dos líderes, as equipas de TI desempenham um papel importantíssimo enquanto consultores do negócio, colaborando para desenvolver uma visão estratégica mais ampla. Este alinhamento entre profissionais técnicos e de negócios facilita a comunicação e permite a formação de equipas multidisciplinares para enfrentar os desafios.

A tecnologia deixa de ser uma ferramenta operacional e torna-se um pilar de eficiência, agilidade e inovação. As empresas que abraçam essa transformação tornam-se mais resilientes, capazes de enfrentar os desafios tecnológicos e de negócio com agilidade e inovação, impulsionando crescimento e alcançando sucesso empresarial.

O futuro já chegou, é hora de romper com ideias antigas e tornar TI um parceiro estratégico de sucesso. Resta só saber se estaremos prontos e teremos a coragem suficiente para dar este passo e liderar esta mudança. Assim, aos líderes e profissionais de TI deixo o desafio: iniciem esta jornada de transformação para que, em conjunto, consigam moldar o futuro das nossas empresas.

 

 

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