De contabilista a consultor e assessor financeiro: Um agente de mudança
Por Paulo Garrett, Managing partner GlobalWe
Para um contabilista, o futuro é hoje. As competências analíticas da profissão de contabilista são hoje amplamente expandidas, embora mantendo o respeito pelas bases fundadoras.
Com o recurso e apoio da tecnologia para o reporte financeiro, automação, digitalização e adoção de Inteligência Artificial (IA), o contabilista assume hoje um papel direcionado para uma análise de dados e capacidades na área da consultoria financeira, podendo, desta forma, libertar-se de tarefas burocráticas e repetitivas e fornecer insights e informação de valor acrescentado para a tomada de decisão.
Os contabilistas desempenham um papel cada vez mais como consultor recorrendo a documentação digital, processando informações com ferramentas automatizadas e IA. Tendo por base os recursos dos ERP é possível contextualizar dados, melhorar a eficiência e fornecer dados valiosos para que os diretores executivos maximizem seus investimentos.
Com o leque de competências analíticas, mais serviços de advisory e compliance e a elevada precisão técnica, os contabilistas fornecem informações financeiras que se tornam cruciais, garantindo a conformidade e eficiência fiscal. A externalização da consultoria financeira estratégica permite preencher lacunas nas empresas e organizações, assegurando não só as obrigações fiscais, contabilísticas, mas também o apoio à gestão.
As consultoras de contabilidade desenvolvem, assim, competências que lhes permitem enfrentar ambientes empresariais e modelos de negócio complexos e dinâmicos. A automatização e outras tecnologias baseadas em análise e tratamento de dados vieram libertar os contabilistas de tarefas repetitivas, não para limitá-los.
As organizações que compreendem o potencial dessas tecnologias e investem em ferramentas e formação, preparam-se para serem competitivas e estar à frente do seu tempo. Os contabilistas de amanhã vão assumir um papel sobretudo a nível estratégico e analítico de forma a ajudarem os seus clientes a terem fluxos de trabalho eficientes e informações relevantes, fortalecendo a resiliência, agilidade e a competitividade que é preciso conquistar para os desafios que se apresentam às empresas hoje.