Colaboradores satisfeitos são mais produtivos, quem diria?

Por Adriana Percontini e Ana Mihajlovic, Lead Project Managers na Zühlke Portugal

 Que a digitalização e a automação estão a dominar de rompante o cenário empresarial já não restavam dúvidas, mas, no meio de tantas novidades emergentes, não nos podemos esquecer do pilar fundamental para que a máquina corporativa funcione: os colaboradores. A sua satisfação emerge como um fator essencial para o aumento da produtividade. O contentamento no local de trabalho não é apenas um ideal distante, mas sim uma componente fulcral para o sucesso organizacional. A relação entre a satisfação dos funcionários e a produtividade  é  clara  e  inegável:  um  ambiente  de  trabalho  harmonioso  e orientado por um propósito aumenta a felicidade dos colaboradores e, consequentemente, eleva a produtividade de forma significativa. Além disso, trabalhadores felizes são mais propensos a permanecer na empresa, reduzindo as taxas de rotatividade e os custos associados m contratação e formação de novos funcionários.

Ainda que não haja uma medida objetiva e universal para determinar a satisfação no local de trabalho, existem medidas que potenciam esse sentimento. Em qualquer relação interpessoal, a comunicação é o primeiro tijolo para construir uma base sólida – e isso não difere no contexto laboral. Saber ouvir e saber abordar temas que exijam um tipo de comunicação mais delicada não é assim tão fácil, mas é necessário para que as coisas fluam mais facilmente, pelo que essas práticas não devem ser evitadas. A comunicação eficaz promove confiança e transparência, que são críticas para criar um ambiente de trabalho positivo.

A verdade é que um colaborador que veja o seu trabalho reconhecido terá muito mais motivação do que o trabalhador que assiste a uma total inércia da parte do seu empregador relativamente ao fruto do seu trabalho. Ainda que as promoções sejam  a  cereja  no  topo  do  bolo,  o  recheio  também  conta:  elogios,  bónus  de desempenho, feedbacks positivos e a apreciação perante os seus superiores consubstanciam várias formas de assegurar a satisfação dos trabalhadores, aumentando a produtividade individual e, consequentemente, coletiva.

Além disso, aplicar tendências com resultados comprovados na esfera do trabalhador é algo que deve ser fomentado. Modelos de trabalho m disposição do trabalhador como o trabalho híbrido, a semana de 4 dias com ou sem condensação de horários, o team building para fortalecer relações. Sobretudo, há que respeitar o equilíbrio de vida pessoal e vida profissional consoante as necessidades de cada trabalhador.

Ainda que o foco das organizações recaia no mundo lá fora e como o podem mudar, é importante não esquecer de olhar para dentro. A verdade é que já se mudaram muitas mentalidades, mas ainda há muito a fazer no plano interpessoal empresarial, contribuindo para que as organizações se responsabilizem cada vez mais pela satisfação dos seus colaboradores nos projetos.

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