A resiliência do mercado das viagens apesar das atuais pressões macroeconómicas

por Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO

O mercado das viagens continua a oferecer excelentes perspetivas em 2023, apesar do atual contexto de tensão inflacionista. A procura de viagens segue forte e as pessoas continuam a valorizar muito a possibilidade de viajar – talvez pela memória ainda próxima das limitações que vivemos devido à pandemia. Este é um fator inquestionável, até porque outros períodos de crise no passado já nos tinham mostrado que o desejo de viajar permanece sempre intacto na sociedade atual.

Para além disso, devido à vontade de poupar, regista-se também uma forte procura por serviços que permitam às pessoas comparar e combinar diferentes fornecedores e opções de viagem numa única transação, com vista a reduzir os custos. Já do outro extremo do espectro, a procura de viagens entre os compradores com maior poder de aquisição também está a aumentar, por exemplo para destinos de luxo como Bali, Dubai e Jamaica.

Olhando para esta tendência como um todo, podemos ver como as pressões do custo de vida estão a conduzir a uma bipolarização notável no mercado de viagens: aqueles que enfrentam uma diminuição do seu rendimento familiar procuram soluções mais económicas, enquanto quem tem possibilidades retoma rapidamente os seus hábitos de viagem pré-pandemia, com um aumento progressivo das reservas para destinos distantes, exóticos ou tradicionalmente considerados de luxo. Perante esta dinâmica, o que podem as empresas fazer para se adaptarem?

A importância da personalização da experiência do cliente

As empresas que investem na personalização da experiência dos seus clientes estarão em muito melhor posição para satisfazer as necessidades destes. A este respeito, o último relatório anual da Tirio Segment mostrou que cerca de metade (49%) dos consumidores tem mais probabilidade de se tornar cliente habitual após uma experiência personalizada.

A hiperpersonalização permite que cada cliente faça a melhor escolha para si, reduzindo um portefólio quase infindável de opções a um ambiente de recomendações tailor-made que satisfazem as necessidades individuais, seja em termos de preço ou de outros aspetos.

Neste sentido, a Inteligência Artificial (IA) é uma ótima base para uma personalização eficaz. Por exemplo, a grande maioria dos nossos clientes compra agora a primeira recomendação que lhe é oferecida pela nossa IA, o que demonstra a eficácia da tecnologia na compreensão das preferências dos clientes e na elaboração de previsões para satisfazer as suas necessidades. O poder desta tecnologia para impulsionar uma personalização cada vez mais perfeita é quase ilimitado, pelo que quem estiver preparado para apostar na inovação nesta área colherá, de certeza, os frutos. Neste momento, a satisfação das preferências dos consumidores é verdadeiramente uma combinação de talento humano e progresso tecnológico.

O ano de 2023 está a ser muito promissor e deverá ser o ano em que podemos marcar a recuperação definitiva da pandemia. De acordo com as previsões da Exceltur, as agências de viagens online são as empresas do setor mais bem posicionadas neste novo contexto, devido à sua capacidade de reduzir os custos de intermediação e à sua liderança digital. São, assim, as mais capazes de fornecer a solução para um mercado de viagens bipolarizado, mas sempre incrivelmente resistente.

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